Você conhece a História da Baixada de Jacarepaguá?

Jacarepaguá, que significa lagoa rasa dos jacarés, é formada por vários bairros da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro e por ser distante do centro da cidade foi apelidada de “Sertão Carioca” no início da ocupação pelos portugueses.

Ilha da Gigóia
Jacaré repousando na Ilha da Gigóia

Seus moradores eram chamados de sertanejos, por causa da distância  e por ser uma região essencialmente rural. Habitada por índios Tupinambás, só entrou no mapa da cidade em 1594 com a cessão de lotes de terra para dois portugueses.  

As terras de Jacarepaguá então começaram a se desenvolver e passou a abrigar muitos engenhos de açúcar, até a chegada da família real portuguesa no Brasil. Depois disso, os engenhos de açúcar começaram a ser substituídos por fazendas de café.

No fim do século XIX, começou o processo de aterramento de pântanos e divisão em chácaras. O bairro já foi o primeiro a ser criado e o segundo maior da cidade – só perdendo para Campo Grande –  com o tempo foram se desmembrando e tornando-se bairros próprios como Camorim, Freguesia, Taquara, Barra da Tijuca e vários outros. 

A Cidade de Deus, favela da região, nasceu diferente. O projeto era criar um projeto habitacional para a população carente da cidade e fornecer mão de obra para as demandas da Barra da Tijuca. Mas antes desse projeto ter sido concluído, em 1966, aconteceu uma grande enchente, que desabrigou moradores de diversas favelas do Rio e fez com que as moradias fossem ocupadas antes da finalização do projeto.

Alguns pontos de interesse para seu passeio na Baixada de Jacarepaguá:

Ilha da Gigóia
Ilha da Gigóia

Que tal conhecer Jacarepaguá com a gente? Fique de olho na nossa agenda clicando aqui ou entre em contato no nosso whats app (21) 99409-7054

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.