Você conhece as cachoeiras do Rio de Janeiro?

Na semana passada trouxemos dicas de praias para vocês curtirem o calor. Nessa semana, as dicas são sobre cachoeiras, pois se tem algo que o Rio de Janeiro tem de bonito é a sua natureza, e as cachoeiras são parte especiais dessa composição.

Poucas pessoas sabem, mas a cidade por conta da sua geografia permite quedas d’água que, muitas vezes, chegam a ser secretas.

Entretanto, algumas dessas cachoeiras deveriam ser de conhecimento de todos, de tão lindas que são. Principalmente as que têm fácil acesso.

O Rio de Janeiro não é somente praia, e aqui vamos te dar opções mais…Como podemos dizer? VERDES para você conhecer.

CACHOEIRA DOS PRIMATAS (FLORESTA DA TIJUCA)

Placa na floresta

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Reprodução: Internet – Floresta da Tijuca

Essa é uma cachoeira que faz parte da Bacia Hidrográfica da Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela fica no setor B da Floresta, e para chegar ao local, é preciso ir pela rua Sara Vilela, que fica no Jardim Botânico, e depois subir todo o Horto e, em seguida, seguir caminhando pela trilha. Nessa trilha existem duas cachoeiras. A principal delas tem uma bela vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas. É um local cheio de micos, e por isso leva esse nome.

CACHOEIRA DAS ALMAS (FLORESTA DA TIJUCA)

Cachoeira com pedras

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Reprodução: Internet

Ainda pelas áreas da Tijuca, e tendo aproximadamente quatro metro, está queda d’água é uma das poucas do Parque Nacional da Tijuca em que se é permitido tomar banho. Ela recebe o nome de Cachoeira das Almas, pois, segundo relatos históricos, era ali onde os escravos faziam seus rituais de religiões de matrizes africanas. As suas águas são, normalmente, geladas e o seu fluxo depende do volume de chuvas da época em que ela for visitada.

CACHOEIRA DO CHUVEIRO (HORTO)

Cachoeira com pedras e árvores ao fundo

Descrição gerada automaticamente
Reprodução: Internet

É uma cachoeira que tem este nome, pois sua queda d’água realmente lembra um enorme chuveiro. Para chegar, a subida tem início pela rua Pacheco Leão, e em seguida entra à direita na estrada Dona Castorina. Depois de chegar no Parque Nacional da Tijuca, você vai caminhar por cerca de 20 minutos e depois estará na trilha que dá acesso à cachoeira.

CACHOEIRA DO SORIMÃ (PEDRA DA GÁVEA)

Cachoeira com árvores ao fundo

Descrição gerada automaticamente com confiança média
Reprodução: Internet

Está é uma cachoeira que fica bem no começo da trilha para a Pedra da Gávea, que tem início na Barra da Tijuca. É uma trilha bem fácil, com acesso gratuito, e que leva aproximadamente 10 minutos de caminhada. Ela não é tão comentada, mas vale super a visita.

CACHOEIRA DO CAMORIM (PARQUE DA PEDRA BRANCA-CAMORIM)

Essa é mais demorada (leva cerca de uma hora de caminhada na trilha que leva para o açude), mas a vista vale super a pena. É com a queda das águas do Rio Camorim que formam a cascata, além das piscinas naturais.

CACHOEIRA DA SERRA DO MENDANHA (CAMPO GRANDE)

Nessa cachoeira são três quedas d’água que formam grandes piscinas naturais, e os “escorregas” naturais, nas pedras. A trilha de acesso fica dentro de uma área de mata fechada, e para chegar até o local, é preciso ir pela Avenida Brasil até o Parque Estadual do Mendanha, que está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Gericinó-Mendanha.

Essas são apenas algumas dicas. Vocês podem conhecer outras trilhas e cachoeiras, em um dos tours da Sou+Carioca, sabiam? Basta CLICAR AQUI e conferir na nossa lista, qual chama mais sua atenção, e se jogar conosco em um passeio pela natureza, e ainda tomar um banho refrescante em uma das cachoeiras da cidade. Legal, né? A gente fica esperando vocês, para podermos pegar o melhor caminho então. 😉

Este texto foi escrito pelo nosso estagiário Lucas Souza.