Running Tour – Um passeio cultural pra você que ama corridas de rua.

Você já pensou em praticar uma corrida de rua em que ao mesmo tempo é um passeio guiado? Pois nós queremos apresentar pra vocês o Running Tour, uma modalidade de turismo já praticada há muitos anos no mundo inteiro, por mais de 200 organizações, e agora também aqui no Rio de Janeiro.

Estamos muito felizes de anunciar que agora a Sou + Carioca é parceira da @riorunningtour, agência de turismo especializada em realizar corridas culturais que tem como missão proporcionar uma experiência turística prazerosa, conduzindo você para conhecer o Rio de Janeiro do jeito mais divertido e que todo corredor gosta: correndo, valorizando e respeitando os monumentos naturais e culturais, incentivando práticas de turismo que visam à preservação e o respeito à cidade e à natureza.

A História da Rio Running Tour

A Cláudia Melo, fundadora da Rio Running tour, é especialista em Educação e Clínica Psicomotora pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR), Professora de Educação Física licenciada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Guia de Turismo pelo Centro Integrado de Estudo em Turismo e Hotelaria (CIETH).

Claudia diz que sempre enxergou a corrida como um fim, nela mesma. Isto porque conheceu e se apaixonou por ela muito antes de chegar à escola, na infância. Ela vivia correndo o tempo todo! O prazer de brincar de correr foi tão grande que começou a correr como um meio. Desta forma, experimentou o movimento correr desde o movimento natural, passando pelas brincadeiras de infância, até a técnica esportiva, experimentando rotinas de treinamento sério para participar de competições e também iniciando alunos e orientando atletas amadores, na condição de Profissional de Educação Física.

Em um determinado momento da sua história, as rotinas de treinamento pesado e as medalhas conquistadas, logo após cruzar a linha de chegada, começaram a não a satisfazer mais. Refletindo sobre suas experiências com a corrida espontânea do passado, ela percebeu com um horizonte limitado por uma linha de chegada, pouco criativo e que não a motivava mais como antes. Decidiu, então, se afastar das rotinas que vinha tendo com a corrida e foi viver um ano sabático, explorando alguns lugares: correndo.

Curtiu aquela experiência: correr, conhecer pessoas, culturas diferentes, agregar novos conhecimentos e valores, mas… tinha que voltar para o trabalho! A vontade de manter as viagens e a liberdade de correr desse novo jeito a fez refletir muito: como agregar a experiência da viagem com o trabalho? Resolveu voltar para os estudos e se habilitar como guia de turismo.

Hoje, vivencia o correr como um meio de levar as pessoas para descobrir um mundo novo e descobre um mundo novo com elas também, um mundo que vai muito além do que simplesmente mostrar os caminhos que ela já conhece. Isto porque ela enxerga e vive o correr como parte de um fazer social e artístico. Hoje, assim como a criança que foi no passado, ela vive correndo novamente!

Como Funciona o Running Tour?

O Running Tour é um passeio de corrida que veio para mexer com seus sentidos. Ele acontece correndo e, portanto, é destinado exclusivamente para praticantes de corrida. E como tal ele está em conformidade com Ministério do Turismo, quando exige que um guia de turismo, devidamente certificado e registrado no CADASTUR, esteja conduzindo o grupo.

Na prática, todos correm juntos a um pace médio de 7,5min/km, liderados pelo guia de turismo corredor. E ao longo do percurso são feitas paradas de até 5 minutos, para fotos e apresentação/valorização do patrimônio cultural e/ou natural do Rio de Janeiro. Portanto, é um passeio de corrida turístico, que passa por parques e calçadas, explorando os detalhes do nosso patrimônio cultural e artístico. Não é um mega evento esportivo para milhares de corredores. Por isso, para nós, você é tratado pelo nome e não por um número de peito.

O que você ganha realizando um Running Tour?

Além do fato de você estar se exercitando, você ainda conhece a história dos principais pontos turísticos e culturais que estão no circuito. E para te motivar ainda mais, recebe um kit criado com muito carinho que contem: 1 sacochila, 1 camisa e uma medalha que é entregue ao final.

Quais roteiros de Running Tour existem atualmente?

A Running Tour possui roteiros diversos pra você escolher mas queremos te convidar especialmente para conhecer os roteiros “Correndo entre o Sagrado e o Profano” que acontece no centro do Rio de Janeiro e possui 5km de percurso e ainda o roteiro “Correndo para o Pão de Açúcar” e possui 8km de percurso.

Clique aqui para saber mais sobre as datas, horários, ponto de encontro e valores.

E aí? Se animou em conhecer mais de perto a modalidade de Running Tour? Então vem com a gente e não perde o próximo evento.