Você conhece Burle Marx e seus jardins?
Antes de mais nada, deixe-me apresentá-lo. Burle Marx, não só foi paisagista, como também pintor, designer, desenhista, escultor… e até cantor! Mas, foi através de seus belos projetos como paisagista que tornou-se famoso.
Burle Marx mudou o conceito de ajardinamento, já que os jardins antigos na sua maioria não utilizavam plantas nativas, ele trouxe o ar de brasilidade e modernidade. Até então, o paisagismo de praças e jardins seguiam o estilo europeu com o tom romântico. Ao longo de sua carreira foram mais de 2 mil projetos, muitos deles tombados.
Aqui no Rio de Janeiro, a prefeitura tombou, 72 projetos de paisagismo e 12 painéis, muros e esculturas. Nesta lista estão, prédios residenciais, comerciais, praças públicas, parques e até hospitais, a maioria em lugares que você provavelmente já esteve.
Vou te passar uma lista de projetos tombados que talvez você nem imagina que seja dele.
- Praça Santos Dumont (Gávea);
- Conjunto do Pedregulho (Benfica);
- Reforma do Largo do Machado;
- Praça da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Calçadão da Praia de Copacabana;
- Condomínio Morada do Sol (Botafogo);
- Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas;
- Anfiteatro do Sesc Tijuca;
- Hospital Souza Aguiar;
- Centro Cândido Mendes (Centro)
Fica a dica para procurar a lista completa dos projetos tombados e fazer uma verdadeira caça ao tesouro! E te digo mais! A Sou + Carioca tem passeios que são puro Burle Marx. Quer saber quais são? Então anota aí!
- Sítio Burle Marx
- Casa Roberto Marinho
- Tour Histórico no Aterro do Flamengo
Leia também nosso post onde contamos a história do Sítio Burle Marx. Clique aqui.
Fique atento a nossa agenda!
Este texto foi escrito pela nossa estagiária e guia de turismo Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.