Você conhece Burle Marx e seus jardins?

Antes de mais nada, deixe-me apresentá-lo. Burle Marx, não só foi paisagista, como também pintor, designer, desenhista, escultor… e até cantor! Mas, foi através de seus belos projetos como paisagista que tornou-se famoso. 

Burle Marx mudou o conceito de ajardinamento, já que os jardins antigos na sua maioria não utilizavam plantas nativas, ele trouxe o ar de brasilidade e modernidade. Até então, o paisagismo de praças e jardins seguiam o estilo europeu com o tom romântico. Ao longo de sua carreira foram mais de 2 mil projetos, muitos deles tombados. 

Aqui no Rio de Janeiro, a prefeitura tombou, 72 projetos de paisagismo e 12 painéis, muros e esculturas. Nesta lista estão, prédios residenciais, comerciais, praças públicas, parques e até hospitais, a maioria em lugares que você provavelmente já esteve.

Vou te passar uma lista de projetos tombados que talvez você nem imagina que seja dele. 

  1. Praça Santos Dumont (Gávea); 
  2. Conjunto do Pedregulho (Benfica);
  3. Reforma do Largo do Machado; 
  4. Praça da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro;
  5. Calçadão da Praia de Copacabana; 
  6. Condomínio Morada do Sol (Botafogo);
  7. Orla da Lagoa Rodrigo de Freitas; 
  8. Anfiteatro do Sesc Tijuca; 
  9. Hospital Souza Aguiar; 
  10. Centro Cândido Mendes (Centro)

Fica a dica para procurar a lista completa dos projetos tombados e fazer uma verdadeira caça ao tesouro! E te digo mais! A Sou + Carioca tem passeios que são puro Burle Marx. Quer saber quais são? Então anota aí!

  1. Sítio Burle Marx 
  2. Casa Roberto Marinho 
  3. Tour Histórico no Aterro do Flamengo

Leia também nosso post onde contamos a história do Sítio Burle Marx. Clique aqui.

Fique atento a nossa agenda! 

Este texto foi escrito pela nossa estagiária e guia de turismo Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.