Que tal conhecer o Museu Histórico Nacional ?

Fachada do Museu Histórico Nacional

Antes de mais nada vou esclarecer uma confusão comum. O Museu Histórico Nacional não é aquele que pegou fogo em 2018, o prédio que fica em São Cristóvão e foi residência da família imperial que abrigava o Museu Nacional. 

O Museu Histórico Nacional fica localizado na região do antigo Morro do Castelo e quando construído era a Fortaleza de Santiago, ou seja um entre tantas fortificações erguidas para proteger a cidade das invasões. Para conhecer a história de outros fortes, clica aqui. 

Ao longo dos séculos passou por várias transformações com a construção de novos pavilhões com a finalidade de ser um dos locais de exposição durante as festividades do centenário da independência do Brasil. Após o evento tornou-se museu. 

Com exposições de longa duração, o espaço apresenta desde a pré-história aos dias atuais. E que também recebe exposições temporárias dos mais variados temas, atualmente com “Terra à vista e Pé na lua” homenagem ao Ziraldo que foi prorrogada até o dia 29/04/2022

Não deixe de reparar:

  • Reprodução ampliada da carta de Pero Vaz de Caminha enviada a Portugal relatando como era a natureza e povo nas terras “descobertas” hoje chamada de Brasil. 
  • Forma que servia de refino da cana de açúcar e que deu origem ao nome do nosso Pão de Açúcar por conta da semelhança do seu formato. 
  • Partes da forca de Tiradentes, há também várias peças retratando os momentos finais deste personagem que após enforcado foi esquartejado onde hoje é o museu. 
  • Grade da janela do Paço Imperial do Dia do Fico quando Pedro I declarou que ficaria no Brasil. 
  • Quadro original do último baile do Império, em maiores proporções do que a réplica que está na Ilha Fiscal. 

E muito mais! O acervo é riquíssimo, vá sem pressa e aproveite este passeio observando todos os detalhes. Para não perder nada e ter tudo explicadinho, que tal um tour privativo com a Sou + Carioca? 

Informações:
Endereço: Praça Marechal Âncora s/n – Centro 
Horário: quinta a sábado das 10h às 16h
Telefone: (21) 3299-0324 
Instagram: @museuhistoriconacional 
Entrada: Gratuita 

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.