Conheça as confeitarias mais charmosas do Centro do Rio

Você sabia que muito antes da moda do café gelado, o grande “point” era encontrar com os amigos nas diversas cafeterias pela cidade? Pois é meus amigos, é só você observar quando assiste a um filme ou novela que retrata o período do Rio Antigo. 

E apesar de toda a modernidade, algumas cafeterias sobreviveram ao tempo, sendo que 3 delas estão no Centro do Rio. E eu vou falar um pouco sobre elas por ordem de idade para ser democrática. 

Casa Cavé

É a confeitaria mais antiga da cidade, inaugurada em 1860. Apesar de ter sido fundada por um francês, são os doces portugueses que continuam fazendo sucesso até os dias atuais. 

Mas, se você for da turma que prefere salgado a doce, lá tem um sanduíche que coloca qualquer hambúrguer no chinelo. É tão gigantesco que pode perfeitamente ser um almoço e ainda acompanha batata frita. Tudo com fartura!

“Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo, dos tempos felizes e tenros que deram lugar à correria e aos lanches das cadeias de fast-food”. Não sou eu que tô falando, está lá no site da Cavé, e eu concordo plenamente. 

Doces Histórias - Casa Cave
A Casa Cavé foi um local frequentado por muitas pessoas importantes como Chiquinha Gonzaga, por exemplo!

Onde fica:
Rua Sete de Setembro, 133

Confeitaria Colombo

Fundada em 1894 é sem dúvida a mais famosa das confeitarias do Rio, quiçá do Brasil! Mas, você sabia que foi um tremendo golpe de sorte? Pois é! Olavo Bilac (escritor) frequentava a confeitaria Paschoal – que não existe mais – e ele não ficou satisfeito com o recheio de uma empada. O gerente não deu a mínima para a queixa dele e por conta disso saiu dizendo que nunca mais voltaria no local. Malandramente, o dono da Colombo, que é o criador da frase: “O cliente tem sempre razão”, convidou Olavo Bilac para frequentar a casa. Ele gostou, aprovou e chamou os amigos. 

A Colombo dispensa comentários sobre suas guloseimas tanto para lanches quanto para refeições.  Mas fique atento, devido a pandemia alguns serviços estão temporariamente suspensos como o Buffet de chá e Buffet de café da manhã.

Onde fica: 
Rua Gonçalves Dias, 32

Confeitaria Manon 

A caçula foi fundada por um grupo de portugueses em 1924, mas tornou-se conhecida a partir de 1965 quando foi vendida para imigrantes espanhóis.

Sua principal delícia é o doce Madrilenho, um pão especial com ingredientes importados da Espanha. Além dos doces maravilhosos, é possível também fazer refeições. 

O restaurante que conta com sistema de self service, é uma réplica do interior do navio português Cerpa Pinto. Olha aí uma curiosidade para você reparar. 

E sabe aquele tradicional bolo de aniversário que é distribuído no dia do aniversário do Rio lá na Rua da Carioca? É feito na Manon. 

Onde fica: 
Rua do Ouvidor, 187/189

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as confeitarias, que tal aproveitar para conhecer nosso passeio Tour Doces Histórias, você vai conhecer a história dos doces! Olha que delícia!

Clique aqui e veja agenda completa de passeios desse mês, incluindo o Tour Doces Histórias.

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.