Conheça a história do Castelo da FIOCRUZ

Se você é uma pessoa observadora, já deve ter reparado em um castelo quando passamos pela Avenida Brasil na região de Manguinhos. Eu cresci naquela área e (na minha época) todas as crianças sonhavam em ir até lá e brincar no Castelo do He-man (rs). Mas hoje eu vou te contar a real história da origem desta belíssima construção. 

Um homem importantíssimo para ciência, chamado Oswaldo Cruz iniciou a sua jornada para livrar o Brasil de várias doenças no ano de 1903. Foi nesse enredo que aconteceu a Revolta da Vacina. 

A sede em Manguinhos já existia, e era ali que aconteciam as pesquisas para o tratamento e ações contra essas epidemias que estavam assombrando o país (febre amarela, peste bubônica e varíola). O local se chamava Instituto Soroterápico de Manguinhos. 

Oswaldo Cruz fazia o trajeto para o Instituto de trem (não era o da Supervia), em uma dessas viagens conheceu um arquiteto, afinal de contas existe um lugar melhor para conhecer pessoas que transporte público? Papo vai, papo vem, Oswaldo Cruz revelou o seu desejo de construir uma sede espetacular em forma de castelo. E detalhe: na época a sede era praticamente um casebre sem estrutura. 

O sanitarista estava com muita moral, porque ele tinha conseguido resolver as moléstias, apesar de alguns métodos bem polêmicos. Então ele conseguiu MUITA verba pública para a construção desta sede. 

Os laboratórios foram construídos com alta tecnologia,varrendo qualquer lembrança do casebre sem estrutura. Mas Oswaldo Cruz não economizou mesmo foi no luxo do castelo. Incluindo maçaneta de ouro e escada de mármore de carrara. Este magnífico castelo foi baseado em uma obra árabe da Alhambra. 

O Instituto foi rebatizado no ano de 1907, passando a se chamar Fundação Oswaldo Cruz, ou FIOCRUZ. Hoje o local além do castelo é um verdadeiro complexo científico, que inclui o Museu da Vida: Clique aqui para saber mais (https://soumaiscarioca.com.br/voce-conhece-o-museu-da-vida-no-rio-de-janeiro/noticias/.html)

Agora você já sabe que He-man não vive neste castelo, mas outros heróis sim! E a Sou + Carioca te leva para ver pessoalmente esta maravilha. Clique aqui e confira nossa agenda para saber quando teremos o passeio.

Este texto foi escrito pela nossa estagiária e guia de turismo Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.