Você conhece o Museu da Vida no Rio de Janeiro?

Conheça o museu da vida
Conheça o museu da vida

Muita gente passa pela Avenida Brasil, vê aquele castelinho lindo num pequeno elevado na altura de Manguinhos e nem imagina que ele pode ser visitado. E além disso, o atrativo não é apenas o Castelo Mourisco. Eu estou falando do Museu da Vida! Um espaço multidisciplinar de divulgação de ciência e cultura para a comunidade.

Se você não conhece precisa conhecer este espaço que fica na Fiocruz Manguinhos. Fundado em 25 de maio de 1999 com o objetivo de aproximar a sociedade, informando e educando de maneira lúdica e criativa através de exposições e muitos experimentos que mostram que a ciência está mais perto do que imaginamos, fazendo parte do nosso cotidiano.

O Museu da Vida é composto pelos espaços: Castelo Mourisco, Borboletário, Epidauro, Pirâmide, Parque da Ciência e exposições temporárias, mas a área da Fiocruz Manguinhos é bem maior que isso. Também possui lanchonete, central de visitantes, biblioteca, creche, diversos laboratórios, centros de estudos e outras áreas não abertas à visitação.

Castelo Mourisco

O castelo centenário foi construído entre 1905 e 1918, quase todo feito com materiais importados (exceto a madeira), em estilo neomourisco. Foi feito para chamar atenção e quem passasse mesmo de longe saberia que ali era um “templo da ciência”.

Hoje, é aberto à visitação com salas de exposição que falam sobre a vida de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, grandes nomes da ciência brasileira, além da própria arquitetura do castelo que é um show à parte. Também há uma sala com a coleção de entomologia, onde podemos observar inúmeros insetos brasileiros.

Borboletário

Um espaço confinado que simula o ambiente natural de 4 espécies de borboletas que podem interagir com os visitantes durante o passeio. Como o local é pequeno e estamos em contato com as borboletas, há um controle no número de pessoas durante a visita e devemos seguir as orientações dos monitores para não haver dano aos animais. Este espaço rende muitas curiosidades e ótimas fotos!

Epidauro

O espaço tem este nome por causa do seu formato como de um anfiteatro, em homenagem ao Teatro de Epidauro, uma cidade grega. Lá acontecem palestras, debates e peças teatrais, então quando estiver visitando preste atenção na programação, pois as atrações tem número limitado de participantes. Outra parte do Epidauro é o Laboratório de Percepção, um espaço destinado à experiências práticas de física e biologia, desafiando nosso modo de olhar e perceber cada coisa. Uma agradável surpresa!

Parque da Ciência

Esse nome define perfeitamente o espaço! Imagine brinquedos onde você se diverte e faz experimentos científicos? É bem isso que acontece por lá e a ordem é não ficar parado! Você pode escalar uma célula em proporções gigantes, pedalar para gerar energia, descobrir como funciona a propagação das ondas sonoras no ar, o movimento de espiral e muito mais! A área externa do parque está dividida com os temas: energia, comunicação e organização da vida. É a área preferida das crianças, nem preciso dizer porquê, né?

Pirâmide

Área complementar ao Parque da Ciência, possui uma câmara escura que simula o funcionamento de um olho humano gigante, uma linha do tempo relacionada às descobertas científicas da ótica. este espaço também é possível fazer experimentação com microscópios, jogos e atividades lúdicas relacionadas à biologia, vida macro e micro. Modelos de crânios de diversas espécies complementam a brincadeira, te colocando pra pensar!

Exposições Temporárias

O Museu da Vida tem muitas atividades fixas, mas para a alegria de seus visitantes não acaba por aí! Muitas vezes podemos encontrar exposições temáticas temporárias por lá, fazendo com que cada visita seja única!

O que você precisa saber

O Museu da Vida é gratuito e está aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Lá dentro só é possível acessar os espaços na presença dos monitores locais. Grupos com mais de 10 pessoas durante a semana precisam agendar a visita com antecedência. Se você quiser pode fazer sua festa de aniversário ou mesmo um book fotográfico nas dependências do Museu da Vida, também é necessário o agendamento e autorização junto à instituição.

Informações sobre o local
Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos – Rio de Janeiro
email: museudavida@fiocruz.br
Telefone: (21) 3865-2138

Quer conhecer o Museu da Vida com a gente?

Fique sabendo que a Sou+Carioca realiza passeios para o Museu da Vida! Nos encontramos na Central do Brasil e de lá partimos de trem para a Fiocruz Manguinhos. É um tour muito agradável e animado, onde fazemos novas amizades e conhecemos também o contexto histórico do bairro de Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz e as transformações que o Rio de Janeiro passou durante aquela época, correlacionando com outros roteiros que realizamos pela cidade! Vem com a gente!

Post escrito por Raquel Oliveira

Saiba um pouco mais sobre esse roteiro assistindo ao vídeo

Conheça nosso canal no Youtube