5 dicas de passeios no Aterro do Flamengo.

Chega aqui meu povo que eu vim te contar um pouco sobre o Parque do Flamengo, mais conhecido como Aterro do Flamengo, foi construído na década de 60 idealizado pela arquiteta Lotta Macedo

Mas, você sabia que aquela iluminação toda diferentona foi pensada para criar a ideia de que estamos sob a luz do luar? 

O parque é um dos xodós dos cariocas no quesito rolé ao ar livre. Basta um solzinho e o povo vai em massa, seja para aproveitar as pistas que ficam fechadas para o lazer nos fins de semana ou para desfrutar da praia, que apesar de não ser própria para banho atrai muita gente. O Aterro do Flamengo também é destino certo de corredores que usa como ponto de encontro o Monumento dos Pracinhas. Por falar no Monumento dos Pracinhas, vou começar as dicas falando sobre ele. 

Monumento dos Pracinhas

Monumento aos pracinhas
Monumento aos pracinhas – Foto reprodução

A dica é você visitar o interior do monumento. Pouquíssimo frequentado, conta como acervo as peças utilizadas pelos praças (soldados) durante a II Guerra Mundial. 

Ali também encontram-se os restos mortais dos soldados que perderam a vida e inicialmente haviam sido enterrados na Itália após as batalhas. Uma das urnas é chamada de “Soldado Desconhecido” simbolizando os mortos não identificados. 

Mas fique atento! Confirme se a sala de exposição está aberta a visitação. No momento da publicação deste texto ela encontra-se interditada para manutenção. Acompanhe a atualização na página do Instagram @mnmsgm_exercito

Informações:
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 75 – Glória 
Funcionamento: Terça a Domingo das 09 às 17 horas. 

Nossa Estagiária Bruna em frente ao Monumento aos Pracinhas

Jogar uma pelada nas quadras 

As quadras do Parque do Flamengo funcionam 24 horas por dia e é frequentada por pessoas de vários bairros do Rio, a galera se reúne para bater aquela pelada. 

Para utilizar é necessário agendamento na Administração do Parque, mas se o seu jogo for durante a madrugada nem precisa. Quer saber mais sobre o que é necessário para  agendar? Vou deixar o link aqui embaixo.

MAM – Museu de Arte Moderna

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna como o nome já diz é voltado para aquele tipo de arte mais abstrata. Com frequentes exposições, no site e nas redes sociais é possível ter acesso a agenda de exposições. 

Informações:
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Glória 
Funcionamento: Quintas e sextas de 13 às 18 horas – Sábados, Domingos e feriados de 10 às 18 horas. 

Obs: O acesso a área de exposição encerra às 17h30. 

Obrigatório uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacina. 

O ingresso é gratuito mas sugere-se a contribuição no valor mínimo de R$ 20,00

Parque das Crianças – Recreio Infantil Lotta Macedo Soares 

Carinhosamente chamado por mim de Parque das Casinhas porque na minha infância brincava muito ali e tem umas estruturas como se fossem cômodos de uma casa. Passou por uma revitalização em 2014 trazendo novos brinquedos para a criançada. 

É um parque dentro do parque, tem portões para maior controle do espaço. A entrada é gratuita. 

Informações:
Endereço: Av. Beira Mar S/N – Flamengo 
Funcionamento: Todos os dias de 08 às 20 horas 

Marina da Glória 

É dali que saem os barcos que fazem o passeio pelas Ilhas Cagarras e outros percursos. 

No seu interior tem um espaço gastronômico que vai desde café da manhã até restaurante com refeições. Também é um espaço para eventos, como shows e feiras de exposição. 

Contornando o seu entorno tem um pedacinho da praia menos frequentado e perfeito para apreciar o pouso e decolagem dos aviões do Santos Dumont. 

Informações:
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Glória 

Panorâmica da Marina da Glória – Foto reprodução

Dica extra!
Sabe a árvore que ficou famosa em 2019 quando várias delas floriram no parque e todo mundo correu para garantir uma foto? Então, fica esperto que ainda tem algumas dessas palmeiras Talipot que vão florescer. Quando acontecer, aproveita porque esse evento somente acontece 1 vez ao longo da vida dessas árvores. 

Agora que você sabe tudo isso, te convido a participar do nosso walking que conta a história do nascimento da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, o ponto de encontro é no monumento a Estácio de Sá (fundador do Rio) e caminha por todo o entorno para te contar algumas histórias. Eu vou te dar um spoiler… Aconteceu uma batalha épica bem ali na região do Flamengo.  

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.