3 coisas para fazer na Gávea.

Bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro, com muitos condomínios de alto poder aquisitivo, e clima ameno devido à vegetação do Parque da Tijuca e proximidades com a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Gávea é conhecida por seus bons bares, restaurantes e área boêmia, chamada Baixo Gávea mas além disso o bairro oferece muitos atrativos culturais, e hoje eu trouxe 3 que valem muito a pena serem visitados.

Planetário

O planetário do Rio é o maior equipamento deste tipo na América Latina. Dentro do espaço o visitante pode conhecer o Museu do Universo, que abriga diversos experimentos interativos e exposições; a Biblioteca Giordano Bruno, com um acervo de, aproximadamente 2,5 mil livros (fechada no momento); a Biblioteca Écio Salles, com um acervo de 1 mil livros com temática do Rio de Janeiro; o anfiteatro; o auditório Sergio Menge; o Espaço Galileu, direcionado para recreação infantil; a Praça dos Telescópios, onde ocorrem as observações por telescópio; e as Cúpulas Carl Sagan e Galileu Galilei.

Endereço: Rua Vice Governador Rúbens Berardo, 100
Funcionamento: Quarta-feira: das 13h às 18h/ Quinta-feira e sexta-feira: das 13h às 17h/ Sábado e domingo: das 10h às 17h
Ingressos: a partir de R$7,50 meia entrada (terças feira entrada gratuita)

IMS

Casa onde viveu o embaixador, empresário, diplomata e advogado Walther Moreira Salles e sua família é hoje a sede do Instituto Moreira Salles no Rio de Janeiro. A casa tem um grande acervo de Fotografia, Música, Literatura e Iconografia do Brasil, além da própria casa, marco da arquitetura moderna dos anos 1950, que em si já é um atrativo. Segundo o arquiteto Guilherme Wisnik a casa foi projetada para abrigar tanto uma família numerosa quanto uma intensa vida social com recepção para convidados ilustres. Hoje em dia o local também é um espaço onde acontecem exposições, exibição de filmes e shows.

O IMS ainda conta com uma loja e com um restaurante, o Empório Jardim.
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476
Funcionamento Centro Cultural e Restaurante: Terça a sexta, das 12h às 18h. Sábado, domingo e feriados (exceto às segundas), das 10h às 18h.
Entrada, estacionamento e bicicletário gratuitos

Saiba mais sobre o Museu Histórico da Cidade localizado na Gávea clicando aqui.

Parque da cidade

Uma antiga propriedade particular doada ao governo em 1939 deu lugar ao Parque da Cidade. O parque possui uma área com 500 mil m² com resquícios de mata atlântica e seções reflorestadas e oferece aos visitantes um espaço para lazer e trilhas.
O lugar é muito bonito, com suas fileiras de palmeiras, árvores frutíferas e espécies raras como árvores de pau-brasil, além dos animais que lá vivem e as montanhas ao redor do parque. Existe ainda um lago que foi criado com o represamento de um córrego, trazendo um ambiente ainda mais agradável e propício para piqueniques e relaxamento.
Além dos atrativos naturais, o parque ainda abriga o Museu Histórico da Cidade, criado em 1934, com a intenção de ser uma instituição que recolhesse e preservasse objetos representativos da história da cidade, que foi capital da colônia, império e república. Seu acervo preserva cerca de 20 mil peças, entre elas o trono de Dom João VI, esculturas do Mestre Valentim e gravuras do pintor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret.

Endereço: Estrada Santa Marinha, 503
Funcionamento parque: Terça a domingo, das 8h às 17h.
Funcionamento museu: De quinta a domingo, de 9h às 16h.
A entrada no museu e no parque é gratuita.

Saba como é o nosso passeio para o Parque da Cidade na Gávea

Curtiu conhecer um pouco mais sobre o bairro da Gávea? Que tal fazer um passeio conosco?
Clique aqui para ficar de olho em nossa agenda ou entre em contato.