Você conhece o Museu Histórico do Rio de Janeiro?

Você sabia que o Rio de Janeiro tem um museu que conta a sua história? Eu não estou falando do Museu de Arte do Rio (MAR) e sim do Museu Histórico do Rio de Janeiro. Localizado no Parque da Cidade – ou Parque da Gávea -, que no passado era a Chácara do Morro Queimado. Pouco se fala sobre este museu, e hoje vou contar um pouco sobre ele .

Como o nome já diz, o objetivo do museu é contar sobre os fatos do Rio de Janeiro, mas falar sobre o Rio é falar sobre o Brasil já que a cidade foi capital do país por muitos anos.

Fachada do Museu Histórico da Cidade

A ideia da criação do museu é bem antiga, desde 1891 as autoridades do governo passaram a recolher objetos que representassem a história da cidade. Mas somente em 1934 foi assinado o decreto da criação do museu. Mas o Parque da Cidade não foi seu único endereço, inicialmente instalado no Palácio da Prefeitura, posteriormente mudou-se para a Gávea em 1941, foi para Copacabana e retornou para o Parque da Cidade em 1948.

São mais de 24 mil peças que contam com fotografias, documentos, aquarelas, gravuras, estandartes, maquetes, objetos pessoais de antigos proprietários e tem até fantasia de escola de samba! Claro que nem todas ficam expostas ao mesmo tempo, durante a visita podemos ver aproximadamente 500 peças.

Quer saber algumas delas? Eu te conto!

O Menu completo do último baile do Império;

Quadro retratando o momento que o Imperador Dom Pedro II recebe o documento comunicando que deveria partir em exílio;

Gravuras e fotos sobre a origem da primeira favela do Rio de Janeiro no Morro da Providência;

Fotografias do Bota Abaixo e a construção da Avenida Central – Atual Rio Branco -;

Muitas figuras mostrando os costumes da população carioca ao longo dos anos;

Imagens sacras, porcelanas, prataria e tem até uma armadura datada de 1564!

E muito mais!

O Museu foi reaberto em 20 de maio de 2021, esteve fechado por mais de 10 anos! Eu estive no parque em 2019 e pude ver algumas peças expostas em uma sala provisória e adorei! Mas o casarão estava passando por reformas de manutenção e também adaptação para maior acessibilidade.

Além do casarão onde funciona o museu, no seu entorno tem mais uma construção para exposições temporárias, um Café com vista para os jardins, e uma capela que por si só tem muita história para contar. Ah sim, o próprio parque já é um programão para toda a família, especialmente para os que gostam de um bom piquenique.

O Parque da Cidade faz parte de um nossos passeios da Sou + Carioca, e se eu fosse você clicava aqui para saber a data desse passeio porque é imperdível!

Informações:

Endereço:
Estrada Santa Marinha, s/nº, acesso pelo final da Rua Marquês de São Vicente, Gávea – Rio de Janeiro/RJ
mhcrj.culturario@gmail.com
Telefone:
(21) 97532 4428
(21) 3443 – 6341

Horário de visitação do MHCRJ:
De quinta a domingo, de 9h às 16h.
O ingresso ao museu é gratuito.

Horário de visitação do Parque:
Aberto todos os dias das 8h às 17h, exceto às segundas-feiras, quando o parque fecha para manutenção.

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.