Você sabia que o Rio de Janeiro já teve 5 catedrais?

Você sabia que no Rio de Janeiro já tivemos 5 igrejas que foram consideradas Catedral? 

Não sabia? Pois eu vou te apresentar a elas e já te digo que é possível (com disposição) conhecer a maioria em um único dia. 

Igreja de São Sebastião – Morro do Castelo 

Para quem não sabe a cidade foi fundada no Morro Cara de Cão (atual Urca) em 1565 e ali erguida a igreja de São Sebastião, posteriormente transferida para o Morro do Castelo em 1583, e este templo tornou-se a primeira catedral da cidade no ano de 1676.

Mas por incrível que pareça apesar da sua tamanha importância, por mais de uma vez a igreja passou por apuros. A população estava migrando para outros pontos da cidade, e o local passou a receber poucos fiéis. A situação era tal que chegavam a colocar escravos para ficar de figurante! Além do esvaziamento de fiéis, passava por roubos constantes. 

Por conta disso a catedral foi transferida, mas a igreja se manteve “de pé”, até que em 1861 um grande temporal arrasou com o templo. 

Infelizmente, em 1920 a igreja, assim como todo o Morro do Castelo foi demolido. Os restos mortais de Estácio de Sá que ali repousava foram transferidos para a igreja de mesmo nome localizada na Tijuca (carinhosamente conhecida como capuchinhos). 

Igreja Santa Cruz dos Militares – Centro 

Quando a situação ficou crítica na Catedral no Morro do Castelo, decidiram transferi-la para a Santa Cruz dos Militares. Mas antes naquele terreno havia um pequeno forte construído por Martim Correia de Sá, quando ele entrou em desuso em 1628 construíram então uma capela. 

Devido ao afastamento dos fiéis e más condições a catedral foi transferida para Santa Cruz dos Militares no período de 1734 a 1737, mas novamente mudou de endereço por conta de atritos entre o bispo e a irmandade responsável pela igreja. 

Por duas vezes a igreja foi nomeada como Capela Imperial, uma em 1828 e outra em 1840 (por D. Pedro I e D. Pedro II respectivamente). 

Como muitas igrejas daquele tempo, foi parcialmente destruída após um incêndio em 1840 e recebeu reformas em 1914. 

Informações:
Endereço: Rua Primeiro de Março 36
Telefone: 2506-7600
Funcionamento: Segunda a Sexta 09:00 – 13:00  – Sábado 12:00 – 12:30

Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos 

A igreja foi construída na antiga Rua da Vala (atual Rua Uruguaiana) após doação do terreno em 1708 e inaugurada em 1725. Foi a terceira catedral do Rio de Janeiro no período de 1737 a 1808. 

Recebeu a família real portuguesa em sua primeira missa em território carioca. Sua importância em fatos históricos não terminou após deixar de ser catedral, foi ali que foi redigida a representação popular pedindo que o príncipe Pedro ficasse no Brasil (conhecido como Dia do Fico) e as seções do Senado da Câmara às vésperas da Independência. 

Ainda no complexo da igreja podemos adentrar no Museu do Negro com acervo do período da escravatura, alguns deles doados por ex escravizados.  Também conta com documentos do período abolicionista. 

A igreja que antes tinha estilo barroco, perdeu suas características após incêndio em 1967, quando reconstruída passou a ser um templo simples e sem nenhuma característica original. 

Em 2020 a arquidiocese ganhou na justiça o direito de assumir a igreja que até então era mantida pela irmandade dos devotos de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos. Através de obras de infra estrutura foi possível a reabertura do templo em agosto de 2021, após ter permanecido fechada devido ao risco de incêndios. 

Informações:
Endereço: Rua Uruguaiana 77
Telefone: 2224-2900 – 2224-2957
Funcionamento: Segunda a Sexta 07:00 – 17:00 – Sábado 08:00 – 13:00
Museu: Segunda a Sexta 10:30 – 17:00

Nossa Senhora do Carmo 

Também conhecida como Antiga Sé, a nossa quarta catedral é a primeira “da era moderna” já que manteve este status até 1976. 

Por ter sido catedral ao longo de todo o período em que a família real e posteriormente imperial permaneceu no Brasil, muitos foram os eventos de importância histórica como a aclamação de D. João VI, Pedro I, Pedro II, os casamentos reais, missa de boas vindas das futuras imperatrizes, entre outros. 

Há quem diga que os restos mortais de Pedro Álvares Cabral estejam depositados na igreja, mas há controvérsias. 

Construída em 1761 – uma capela anterior desabou -, é uma das igrejas em melhor estado de conservação e recebe muitos turistas. Também está entre uma das favoritas para casamentos e batizados. 

Informações: 
Endereço: Rua Primeiro de Março 
Telefone: 2242-7766
Funcionamento:  Segunda a Sexta 07:00 – 16:00 – Sábado 09:30 – 12:30 – Domingo 10:00 – 12:00

Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro 

Por fim, mas não menos importante, a mais conhecida como Catedral Metropolitana. E há quem torça o nariz para a sua arquitetura moderna, mas ela está repleta de mensagens escondidas por trás de seus vitrais. 

Além disso conta com o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra do Rio de Janeiro, não é permitido tirar fotos no seu interior, mas entre diversas imagens religiosas está também um dos tronos do Império em perfeitas condições. 

Eu não vou te contar sobre essa catedral, ao invés disso te convido a participar do nosso tour e lá você vai poder saber todas as curiosidades. Clique aqui e veja na nossa agenda quando o tour vai acontecer ou reserve um tour privativo com a gente direto no whats app.

Informações: 
Endereço: Avenida Chile 245
Telefone: 2240-2869
Museu: Terça a Sexta 09:00 – 16:00 – Sábado e Domingo 09:00 – 12:00 – Segunda não abre
Ingresso: R$ 5,00 (meia a partir de 65 anos, crianças até 10 anos e estudantes)

E se você quiser conhecer um pouco mais sobre essas igrejas aqui no site da Sou + Carioca você pode conferir outro texto, só clicar neste link.