Você já ouviu falar de Sepetiba?

Um bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, banhado pela Bahia de Sepetiba, que possui um visual paisagístico, porém, com o passar dos anos se degradou com a ocupação desordenada, enfrentando hoje em dia vários problemas decorridos da poluição.

Porém não deixa de ter sua importância histórica, e por que não dizer que é possível extrair dos seus aspectos problemáticos algo que possa transformá-lo, revertendo sua imagem para o lado bom da vida de forma a causar impacto visual positivo para quem procura calmaria sem o tumulto encontrado nos locais de praia famosos que temos nesta cidade maravilhosa.

Sepetiba tem história, praia, clube, bares e restaurantes, e quem mora por lá diz que é um ótimo lugar para descansar, quebrar a rotina e relaxar, embora as praias não estejam próprias para banho tem uma brisa gostosa e uma paisagem boa para se apreciar, além de ser protegida pela imagem de Iemanjá, a rainha do mar, mas as histórias de sua localização por ali os pescadores da região com certeza sabem contar.

Em tempos de maré baixa a Praia do Recôncavo (Da Luiza) e a Praia do Cardo é o lugar indicado para passear, curtir a tranquilidade desse lugar, tem quiosque, sorveteria e brisa fresca para relaxar. Por aqui também tem o clube onde são disponibilizadas atividades para crianças e idosos, momento de desestressar, nas festas de fim de ano e carnaval é para cá que a galera vem a fim de curtir e extravasar o que acontece também na praia de Sepetiba onde geralmente se coloca um palanque com música para o pessoal dançar.

Por aqui existe um movimento chamado Ecomuseu, que busca unir a comunidade local para resistir à degradação do bairro frente as dificuldades, salvar os botos cinza que habitam a região lutando por sua preservação.

O acesso ao bairro encontra-se precário, pois houve uma diminuição considerável na frota de ônibus disponível para acesso ao local, onde hoje predomina o deslocamento através de vans e kombs que interligam os bairros de Santa Cruz, Bangu e Campo Grande que possuem estação ferroviária, permitindo o deslocamento mais distante até o Centro da cidade.

História
O nome “Sepetiba” tem origem na língua tupi, significando “muito sapê”. As praias de Sepetiba serviam como porto colonial para exportação de pau-brasil a Europa.

Seus principais acessos eram o caminho de Sepetiba (atual estrada de Sepetiba), que levava à Santa Cruz, e o caminho de Piahy (atual estrada do Piaí), que ligava o bairro à Pedra de Guaratiba. No início do século XIX, Sepetiba passou a ser frequentada no verão pela Família Real, que utilizava a propriedade para o lazer da elite, como touradas, saraus e danças portuguesas.

Com a implantação da “Companhia Ferro Carril”, em 1884, o bonde de tração animal passou a transportar a “mala real” até o cais de Sepetiba, além de cargas e passageiros.

A luz elétrica chega a Sepetiba em 1949 e, de lá para cá, Sepetiba se expande. Muitos loteamentos foram ocupando as áreas próximas à estrada do Piai, a praça Oscar Rossin foi urbanizada e foi aberto o canal na Rua Santa Ursulina para escoar terrenos alagadiços.

Na década de 1960, surge o loteamento “Vila Balneário Globo” e, recentemente, em meio à grande polêmica, destaca-se a implantação, ao longo da estrada de Sepetiba, do grande conjunto Nova Sepetiba, construído pelo governo do estado para a população de baixa renda. Desde os anos 90, as praias do bairro foram tomadas pelo esgoto vindos de rios locais como o Rio Guandu, e de metais pesados como o zinco e o cádmio lançados nessa região da Baía de Sepetiba pelo Porto de Itaguaí, o que causou um drástico assoreamento da orla, formando grandes manguezais e línguas negras, e a alta poluição das águas, tornando as praias desde essa época, impróprias para banho, prejudicando também a pesca local, que é a principal atividade econômica do bairro. Contudo, em épocas de maré cheia, alguns antigos moradores se arriscam a entrar nas águas.

Atualmente é destaque no bairro as obras da prefeitura em convênio com o governo do estado que promete dotar a região de sistemas de saneamento, notadamente esgotamento sanitário, com tratamento, permitindo a continuação da urbanização das vias por meio de pavimentação e micro drenagem.

A revitalização da praia de Sepetiba, obra do governo estadual em parceria com o INEA, vai retirar toda a vegetação invasora da praia e o lodo existente, e devolver a faixa de areia antes poluída e tomada por línguas negras.

O bairro e suas praias continuam sendo lembrados, não só pelos demais moradores da Zona Oeste, como também pelo meio televisivo, pois o local serviu de cenário para a telenovela global O Bem-Amado nos anos 70.

Arredores que tornam Sepetiba um lugar ainda mais atrativo

No Rio de Janeiro encontramos 2 grandes Bahias de muita importância, a Bahia de Guanabara e a Bahia de Sepetiba, de certo sabemos que a poluição é um aspecto de grande preocupação por parte dos ambientalistas não só do Brasil, mas do mundo todo, uma vez que as águas são de mar aberto espalhando-se aceno afora.

A Bahia de Sepetiba é delimitada pelo bairro de Guaratiba, tendo em sua entrada pelo mar de um lado o município de Mangaratiba e do outro o extremo da Restinga da Marambaia, chamada de Ponta Grossa da Marambaia.

Por lá encontramos ilhas, restingas, praias, enfim atrações que despertam o interesse da prática turística, mesmo que algumas não estejam próprias para banho, vale pela carga histórica de desenvolvimento do local.
Tais como:
Barra de Guaratiba
Restinga da Marambaia
Praia da Capela
Praia do Aterrro (Brisa)
Praia do Cardo
Praia do Recôncavo
Praia de Sepetiba

A restinga da Marambaia é uma área militar para visita-la é preciso autorização, possui grande faixa de areia e recifes próximos de 50Km de extensão, que parte de Barra de Guaratiba com aproximadamente 1800 metros de largura reduzindo-se por uns 120 metros na metade de sua extensão, voltando a se alargar próximo da ponta que recebe o nome de Ponta Grossa de Mangaratiba delimitando a entrada da Bahia de Sepetiba pelo mar.

Na Ponta Grossa de Marambaia, que existe outra pequena baía, a Baía de Mangaratiba, que fica voltada para o interior da Baía de Sepetiba.
Na Baía de Sepetiba existem várias ilhas, como a Ilha do Bom Jardim, Ilha de Jaguanum, Ilha Guaíba e a mais famosa delas, a Ilha de Itacuruça. Em local próximo à Ilha de Itacuruçá são encontrados passeios de saveiro que circundam a ilha e outros locais de paisagens belíssimas.

Nos limites da Baía de Sepetiba, perto da costa oceânica de Barra de Guaratiba, existem muitas trilhas que levam a praias selvagens e intactas, como praia do Perigoso, praia Do Meio, Funda, do Inferno e Búzios.
Chegar à estas praias paradisíacas e escondidas que permanecem como eram antes da chegada dos primeiros colonizadores, não é fácil, é preciso disposição e forma física além de ir com guias experientes pois as trilhas de acesso são bem desgastantes, também é preciso levar muita água, contudo, é super válido devido as lindas vistas encontradas durante o percurso, o caminho ainda proporciona excelentes opções para o banho de mar e ajuda naquele bronzeado perfeito.

Mergulhar também pode ser interessante, mas deve-se ter cuidado e prudência pois em locais desconhecidos, é necessária a presença de guias e instrutores experientes.

E aí? Curtiu Sepetiba? Acho que podemos montar um roteiro pra lá hein 😉
Este post foi escrito pela Marcia Cristina, nossa estagiária voluntária aqui na Sou+Carioca.