Você conhece os Encantos de Vila Isabel?

Um dos principais bairros da Grande Tijuca, Vila Isabel considerada por muito tempo como sendo uma freguesia, chamada de Engenho Velho da Tijuca.

Nomes de personalidades brasileiras fazem parte da história dessa região, como Tim Maia, Martinho da Vila e Erasmo Carlos. Essa herança, inclusive, fez com que o bairro tenha ganhado características boêmias e uma calçada musical que reverencia toda essa boemia.

Homenagem a Martinho da Vila em Vila Isabel

Como curiosidade o bairro da Tijuca é um dos mais nobres e antigos entre os bairros da Grande Tijuca. Isso porque foi criado ainda no Brasil Imperial, com D. Pedro II. Já o bairro de Vila Isabel, motivo deste artigo, veio um pouco depois, por volta de 1870.

Vila Isabel é um dos bairros mais famosos da cidade do Rio de Janeiro e sendo considerado um dos redutos do samba carioca, oficialmente fundado em janeiro de 1872, uma iniciativa de João Batista Viana Drummond (Barão de Drummond), que comprou as terras da Imperial Quinta do Macaco em 1871. O grande destaque vai para a construção do primeiro zoológico do Brasil. Ele funcionou na região por muitos anos, mas acabou fechando em 1949. Hoje no local onde ficava o Zoológico do Vila Isabel se transformou no Parque Recanto do Trovador, uma área de lazer que recebe a população local e os visitantes com eventos ao ar livre e muito contato com a natureza.

Um dos pontos mais conhecidos do bairro é a estátua em tamanho natural de Noel Rosa, sentado em uma mesa sendo atendido por um garçom. O monumento está localizado bem na entrada do Vila Isabel, as calçadas musicais, com pedras portuguesas desenhando partituras de músicas famosas brasileiras. A ideia surgiu no IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, a fim de homenagear os compositores locais, e está no Boulevard 28 de Setembro. Essas calçadas começam na Praça Maracanã e terminam na Praça Barão de Drummond, trazendo à tona músicas como “Cidade Maravilhosa”, “Linda Morena”, “O Abre Alas” e “Aquarela do Brasil”. 

Outro grande atrativo é a sede da Escola de Samba Vila Isabel, fundada em 1946, também localizada no Boulevard 28 de Setembro. Ela se consagrou definitivamente em 1988 e, desde então, vem se mantendo como uma das escolas de samba mais famosas no Rio de Janeiro.

Na gastronomia, a Rua dos Artistas traz uma variedade de restaurantes e bares que servem desde pastéis até pratos mais sofisticados. O Quadrilátero do Álcool tem quatro bares, um em cada esquina das ruas Visconde de Abaeté e Torres Homem. Os pubs mais conhecidos da região se encontram nesse polo gastronômico.

Então ficou curioso em conhecer ao vivo tudo isso?

Então vem com a gente a SOU+CARIOCA tem um passeio especialmente para você conhecer estas maravilhas. Clica aqui e saiba quando realizaremos o passeio.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Ana Paula.