Você conhece o Museu Aeroespacial?

Foto cedida livremente pelo MUSAL

O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976, no Campo dos Afonsos, criado pelo presidente Emílio Garrastazu Médici no local chamado “Berço da Aviação Militar” onde foi iniciada a restauração do prédio e dos hangares, a coleta do acervo e o reparo de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico.

O intuito é preservar e divulgar material aeronáutico e documentos históricos por gerações, a fim de que se mantenha viva a importância da obra e a contribuição para a sociedade daqueles que fizeram a história da nossa aviação.

Atualmente, o museu integra o Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e é administrado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) desde 1986. As salas de exposição do Museu Aeroespacial abrigam as principais coleções históricas de pioneiros da aviação, enquanto o salão principal reúne as aeronaves mais antigas. Nos hangares, há uma exposição permanente de alguns modelos que possuem relevante valor histórico e tecnológico.

Entre os materiais expostos estão a reprodução de uma torre de controle, consoles de controle de tráfego aéreo utilizadas no passado – como a AMC 901 e a MIV 570 -, um painel original do avião laboratório Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), bem como painéis explicativos que esclarecem ao visitante o funcionamento de atividades tais como: Gerenciamento de Tráfego Aéreo; Meteorologia Aeronáutica; Cartografia Aeronáutica; Apoio às Operações Militares; Meios de Navegação Aérea; Vigilância Aérea; Informações Aeronáuticas; Telecomunicações Aeronáuticas; Inspeção em Voo e Busca e Salvamento.

Ao visitante também é possível observar como se dispõem os auxílios à navegação aérea em um aeródromo por meio miniaturas dispostas sobre uma maquete; bem como reconhecer os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) do País, alocados ao longo dos mais de 8 milhões de Km2 de nosso território em um mapa interativo.

Na sala de vídeo, quatro vídeos-aula, cada qual com cerca de 10 minutos, explicam a modernização pela qual vem passando o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em outras palavras, a implementação e adoção, em grande escala, da tecnologia satelital, comunicação digital e de uma gestão estratégica das operações, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos, destinados a suportar a evolução do transporte aéreo. Todos os materiais expostos são, oportunamente, acompanhados de textos explicativos; em português e em inglês.

O Museu Aeroespacial (MUSAL) completou em 2019 46 anos de sua criação. É uma organização do Comando da Aeronáutica (COMAER), subordinada ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, com sede no Rio de Janeiro, e se encontra atualmente no processo de revitalização e obras para melhorias de suas instalações e modernização de seu acervo e circuito museológico.
O Museu é uma referência para pesquisadores e entusiastas da Aviação

Parte das competências do museu é a divulgação de atividades e promoção de exposições, seminários, demonstrações e concursos relacionados com a história e a cultura aeronáutica.
Ao visitar o Musal reserve um tempo para apreciar a sala dedicada a Alberto Santos-Dumont, que contribuiu para a invenção do avião. E também não deixe de ver a réplica do 14-Bis, “o mais pesado que o ar”,

Localização:
Av. Marechal Fontenelle, 2000 – Campo dos Afonsos – Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21740-000 Tels.: Tel: (21) 2157-2495 (novo)
Horários de Funcionamento
De terça a sexta-feira das 09:00 às 15:00 h.
Sábados, Domingos e Feriados das 09:30 às 16:00 h.
Fechado: 24, 25 e 31 de dezembro, 01 de janeiro e as segundas-feiras.

Texto escrito por Marcia Cristina, nossa estagiária voluntária.

Vem conhecer esse museu sobre aviação!
Atenção às informações