Você conhece a Feira de São Cristóvão?
O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, ou mais comumente conhecido como Feira de São Cristóvão está localizada no bairro de São Cristóvão e suas origens estão relacionadas ao movimento de chegada de nordestinos ao Rio de Janeiro em caminhões, vindos para trabalhar na construção civil, no ano de 1945.
Eles desembarcavam no Campo de São Cristóvão e faziam festa pelo encontro dos recém-chegados com parentes e conterrâneos. As festas cresceram tanto que deram início à Feira, que permaneceu ao redor do Campo de São Cristóvão por 58 anos. Em 2003 o antigo pavilhão São Cristóvão que estava abandonado foi reformado pela Prefeitura do Rio e passou a abrigar a Feira.
A Feira possui quase 700 barracas e proporciona a experiência nordestina tradicional completa com ampla oferta de comida, artesanato e música, claro. Forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros sons bem genuínos.
Hoje, não só nordestinos frequentam a Feira para matar saudades e resgatar um pouco de sua cultura, como também se tornou um local amado e visitado por cariocas e turistas de todo o país. Por lá passam, todos os meses, cerca de 300 mil pessoas.
Em dezembro de 2008, a prefeitura do Rio declarou a Feira patrimônio cultural da cidade, a fim de preservar o espaço e as características regionais ali representadas, e em 2010, uma lei federal tornou a Feira patrimônio cultural imaterial do Brasil.
Funcionamento: Terça à quinta: das 10h às 18h
Sexta e sábado: 10h às 4 da manhã
Domingo: 10h às 20h
Ingresso: R$10 (exceto dias de shows especiais)
Na bilheteria (somente pagamento em espécie) ou pelo site www.rioingressos.com.br
Curtiu conhecer a história da Feira? Então, que tal um passeio guiado por São Cristóvão e Feira? Fique de olho em nossa agenda ou entre em contato. Clique aqui e saiba mais.