Vila Isabel, o bairro musical do Rio de Janeiro.

Vila Isabel, bairro de Noel. Musicalidade e boemia em um bairro com muita história para contar. A Escola de Samba Vila Isabel com o enredo sobre seu componente mais ilustre, Martinho da Vila e ficou entre as campeãs do Carnaval carioca. E hoje eu vou te contar algumas curiosidades sobre este bairro musical.

Primeiro bairro projetado do Rio de Janeiro:

Barão de Drummond comprou as terras que pertenciam à Imperatriz Amélia (segunda esposa de D. Pedro I). Quando adquiriu as terras a intenção era de colonização e convidou o engenheiro Bittencourt da Silva para sua construção.

Martinho e a Vila:

Martinho não nasceu no Rio apesar de todo o seu jeitinho carioca. Sua relação com a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel começou em 1965. Foi compositor de diversos samba-enredo, entre eles o de 2010 quando a escola homenageou outro personagem histórico do bairro: Noel Rosa.

Calçadas musicais:

A ideia surgiu para comemorar o quarto centenário da fundação da cidade do Rio de Janeiro. Idealizado pelo arquiteto Orlando Mandela, visava colocar os holofotes dos festejos no bairro boêmio. Ao todo são 19 canções famosas começando na Praça Maracanã com a letra de “Cidade Maravilhosa”.

A fábrica que foi tema de música:

A Fábrica Confiança fundada em 1885, soava o apito 3 vezes por dia, serviu de inspiração para a música “Três Apitos” de Noel Rosa.

Convento no bairro boêmio

Ironicamente o convento quando foi fundado tinha como endereço a atual Praça da Cinelândia. Com a construção da Avenida Central (atual Rio Branco) aceitaram mudar de endereço, pois a região ficaria mais movimentada e as freiras que viviam em claustro absoluto seriam incomodadas. Aceitaram então a proposta de mudar para Vila Isabel, elas não poderiam imaginar que anos mais tarde este bairro ficaria conhecido pela boemia.

Saiba mais sobre o bairro de Vila Isabel lendo mais no nosso blog.

Todas essas curiosidades e muitas outras são contadas pela nossa guia Raquel, que leva você no tour Encantos de Vila Isabel, o walking cheio de musicalidade, fatos históricos e chopp gelado.

Confira a nossa agenda e venha participar clicando aqui.

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.