Vamos conhecer a Lagoa Rodrigo de Freitas?

A Lagoa Rodrigo de Freitas está entre as paisagens mais bonitas do Rio de Janeiro, que vista do alto lembra o formato de um coração.

Lagoa vista do alto

Como vários locais do Rio de Janeiro, o bairro da Lagoa foi uma grande fazenda que se estendia até o Leblon. Ao longo dos séculos teve vários proprietários, entre eles a bisneta de Sebastião Fagundes Varela. Esta herdeira chamada Petrolina Fagundes casou-se aos 35 anos com o jovem Rodrigo de Freitas de Carvalho, que na época tinha 18 anos de idade.

Com a chegada da família Real portuguesa as terras foram desapropriadas e construídas uma fábrica de pólvora e o Real Horto Botânico (no atual Jardim Botânico).

Em sua história mais recente, onde hoje existe o Parque da Catacumba havia uma favela com o mesmo nome. A favela teve seus primeiros barracos construídos na década de 30, passando pelo processo de remoção dos moradores no início da década de 70.

Hoje o Parque da Catacumba está entre as opções de passeio ao ar livre contando com trilhas e espaço para piquenique. Além disso, é possível também fazer alguns esportes radicais organizados pela Lagoa Aventuras (@lagoaaventuras).

Bruna no Parque da Catacumba fazendo a Trilha do Mirante Sacopã

E é na Lagoa também que acontece um dos principais eventos da agenda oficial do Rio de Janeiro, que é a inauguração da Árvore do Rio (ou Árvore da Lagoa). Iniciando a tradição em 1996, que por 3 vezes foi suspensa – nos anos de 2017 e 2018 por falta de patrocínio e 2020 por conta da pandemia do coronavírus -.

Caminhar pela Lagoa é uma maravilha, especialmente no fim de tarde para apreciar as mudanças das cores do céu. Mas para você não perder nenhuma oportunidade, vou te dar uma listinha!

Pedalinho: Comporta 2 adultos e 1 criança. Com valores variados de acordo com o tempo em que for permanecer no passeio.

Pedalinhos na Lagoa Rodrigo de Freitas

Parque dos Patins: O nome já diz tudo né!? Mas se você for adepto do skate e bike não tem problema, você será bem vindo!

Quiosques: Um verdadeiro pólo gastronômico, que vai muito além do simples chopp.

Bike do Itaú: Ao redor da Lagoa você encontra várias estações.

Bruna passeando de Bike Itaú na Lagoa

Lagoon: Além de restaurantes conta também com salas de cinema digitais do grupo Cinépolis. Perfeito para encerrar o dia de lazer.

Dica bônus! Até o dia 17 de Abril de 2022 acontece a experiência gastronômica MasterChef Brasil Nas Alturas. Com vários ambientes instagramáveis e tem como o ponto alto a mesa suspensa. O público fica elevado a 50 metros de altura para tomar uns drinks e degustar um prato surpresa do Chef. Saiba mais em @masterchefbrasilnasnuvens

Agora que você sabe tudo sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas, clica aqui para conhecer a agenda de passeios da Sou + Carioca ou fazer um tour privativo!

Pôr-do-sol na Lagoa Rodrigo de Freitas

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.