Paquetá – A Ilha dos amores

Caminhada em Paquetá
Farol da Ilha de Paquetá

A charmosa ilha de Paquetá está localizada no interior da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de Janeiro, possui 1.216 km² e 3.612 habitantes, de acordo com o IBGE (2021).

“Paquetá” é uma palavra com origem na língua tupi, significa “muitas pacas”, que é uma espécie de roedor. A ilha também é conhecida como “Pérola da Guanabara” ou “Ilha dos Amores”

A descoberta da ilha é atribuída ao cosmógrafo francês André Thevet, em 1555. Nessa época a ilha era habitada pelos índios tamoios que se aliaram aos franceses contra os colonizadores portugueses. Contudo, Estácio de Sá conseguiu recuperar as terras e doou-as em forma de sesmarias a dois portugueses para que fossem ocupadas.

O relevo da ilha é caracterizado por nove morros, sendo o morro do Vigário o mais elevado com 69 metros acima do nível do mar e doze praias. Sobre as condições de banho, o ideal é consultar o site do INEA quando for fazer seu passeio, pois as condições mudam.

O carnaval em Paquetá é bastante famoso e apreciado por moradores e visitantes. Além disso o bairro também investe em atrações culturais para atrair novos visitantes, sem deixar de lado o clima de cidade do interior onde os carros não tem vez e tudo é feito a pé ou de bicileta.

Algumas das atrações do bairro são a Casa de Artes de Paquetá que mantém uma exposição permanente com a história da ilha; a Casa da Moreninha, onde foi filmada parte de uma novela da Globo; o Caramanchão do Tamoios; a Praça Pintor Pedro Bruno; a Praça São Roque; o Coreto Renato Antunes; o Parque Darke de Mattos e muito mais.

Clique para assistir ao vídeo

Paquetá se destaca na preservação de seu estilo de vida mais calmo e bucólico, pela preservação de seu conjunto arquitetônico, das ruas de terra e por possuir pouquíssimos veículos motorizados. O transporte é feito a pé, por barco, canoas, charretes motorizadas, bicicletas, triciclos ou ecotaxis.

O trajeto entre o Rio e a Ilha é feito através de barcas saindo da Praça XV que leva cerca de 70 minutos para completar a travessia. Já em Paquetá o terminal hidroviário está localizado na Praça Pintor Pedro Bruno. A passagem da travessia de barca custa R$ 6,50 e os horários podem ser consultados no site da concessionária CCR Barca.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a Ilha de Paquetá, que tal visitá-la conosco? Fique atento à nossa agenda clicando aqui ou entre em contato.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.