Galeria de arte a céu aberto no Rio de Janeiro

Você sabia que o Rio de Janeiro possui a maior galeria de arte urbana a céu aberto da América Latina? Ela fica localizada no chamado Distrito de Arte do Porto, na Zona Portuária, e entrega mais de 11 mil metros quadrados de paredes grafitadas

A área do Porto do Rio de Janeiro foi durante muito tempo o principal local de importação e exportação de pedras preciosas, produtos e escravizados do Brasil. No entanto, como consequência das mudanças políticas e econômicas, a área e os muitos galpões que existem ali foram abandonados.

Até surgir a ideia da revitalização. Foi criado então, em 2009 a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) para que essa área fosse revitalizada e ressignificada, atraindo investimentos em cultura, habitação, comércio e serviços.

O Distrito idealizado recentemente – inspirado no Mural Etnias de Eduardo Kobra que fica ali próximo, no Boulevard Olímpico – localizado no Passeio Ernesto Nazareth, entre a Rua Professor Pereira Reis com a Avenida Cidade de Lima, abriga dezoito murais e a ideia é aumentar o número. Os trabalhos são divididos por temas, alguns são homenagens, como por exemplo o mural do samba com Beth Carvalho e de Arlindo Cruz e outros paineis falam sobre temas sociais importantes como movimento negro e feminismo.

Mural Etnias – Kobra

O Distrito tem por objetivo promover a economia local e transformar a área num atrativo turístico na cidade que recebe festivais de arte, música e cultura em geral. Pretende ainda dar continuidade ao desenvolvimento do entorno, para isso estão previstas ações de revitalização de instituições e ongs dentro do Morro da Providência e de revitalização de fachadas dos comércios da Rua Santo Cristo.

De transporte público você consegue chegar de VLT, a estação mais próxima é a Equador

Curtiu essa dica? Então vem com a gente? Fique de olho no nosso calendário de passeios ou entre em contato!

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.