Feira de Tradições Nordestinas em São Cristóvão.

Feira de Tradições Nordestinas

O que você procura? Aquela boa comida ou quer dar uma sacudida? Se é isso que você quer te apresento um local que é a cara dessa mistura, artesanato, cultura, dança, folclore e pintura. A tradição nordestina que a todos encanta e fascina, tudo isso em um só lugar em grande variedade no coração da cidade.

 A Feira de São Cristóvão tem encontro de culturas o nordeste do “Cabra da Peste” traz pra cá o seu xaxado que se junta ao forró e deixa o povo embalado, o carioca despachado pega o ritmo e desenrola, rap, swing e rebolado, cada um no seu quadrado, tudo junto e misturado um lugar pra ficar marcado, comida, música boa alegria e gente boa.

Vem com a gente conhecer a Sou+Carioca que marca presença na tradição nordestina e você não pode perder, agende sua visita e saia da rotina a cultura nordestina tem muito a oferecer. 

E aí vai ficar de fora ou curtir um passeio da hora?

Breve História da Feira de São Cristóvão

A cidade do Rio de Janeiro tem como uma das marcas registradas a valorização da diversidade cultural. O Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas com toda sua história é uma prova disso. Tudo começou em 1945. Nesse ano, os nordestinos que vieram tentar a vida na cidade do Rio de Janeiro, passaram a organizar o embrião do que viria ser a feira. 

Nesta época, retirantes nordestinos chagavam ao Campo de São Cristóvão em caminhões, vindos para trabalhar na construção civil”, informa o site oficial da Feira. Esses encontros, que contavam com muita música e comida típica, deram origem à feira que permaneceu ao redor do Campo de São Cristóvão por 58 anos.

As décadas passaram e a Feira de São Cristóvão seguiu sendo sucesso. Passou a ser frequentada não só por nordestinos, mas também por cariocas. Em 2003, o antigo pavilhão foi reformado pela Prefeitura do Rio, na gestão Cesar Maia, e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

Hoje em dia, além de nordestinos e cariocas, turistas de todo o Brasil e até de outros países visitam o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.

Tendo como atrativos dezenas de restaurantes com comidas típicas, constantes shows e apresentações e centenas de barracas e lojas com uma infinidade de produtos artesanais do norte e nordeste brasileiros, a Feira já faz parte da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: https://diariodorio.com/breve-historia-da-feira-de-sao-cristovao – acessado em 16 nov. 2020

Este post foi escrito pela nossa estagiária voluntária Marcia Cristina.