Conheça mais sobre o bairro de Botafogo.

Você já leu aqui um pouquinho sobre o bairro de Botafogo, conhecendo a origem do nome e mostrando algumas opções para passeio. Clique aqui para ler depois, mas agora eu vou te contar mais algumas coisinhas, então fica aqui comigo!

Esse bairro é tão encantador que até a Carlota Joaquina já morou por lá, sim porque a fofoca histórica nos diz que o casamento dela com Dom João era só fachada. O Palacete da Rainha ficava no antigo Caminho Novo de Botafogo (atual Marquês de Abrantes com Praia de Botafogo. Após a partida da rainha para Portugal foi arrematado pelo senador Marquês de Abrantes. Infelizmente foi demolido na década de 50, mas procura procura na internet que tem foto. 

Também fica em Botafogo o Palácio da Cidade, não tem visitação (poderia né?!), ali funciona o escritório do prefeito. O edifício foi construído entre 1947 e 1950 para ser Embaixada do Reino Unido e passou a ser sede da prefeitura a partir de 1975. Eu tive o privilégio de entrar no palácio e é lindíssimo! 

Caminhando de forma despretensiosa não é difícil encontrar casarões e palacetes antigos que ainda estão em bom estado de conservação: como a sede do Consulado do Líbano, Colégio Santo Inácio, Palacete Forever Living. Além do Palacete Guinle e a Casa de Rui Barbosa que são abertos a visitação. 

O Museu Villa-Lobos, localizado na Rua Sorocaba, 200, reabriu em março/2022. O espaço se dedica a exposição dos artefatos que pertenciam ao compositor. Fica a dica! Pode agendar visita mediada para grupos. 

Outra curiosidade fica por conta da tão famosa Enseada de Botafogo que originalmente não tinha o formato de meia lua, adquirindo tais características após os aterramentos em 1948 e 1963, e foi tombada em 1988. E pasmem! As águas que a décadas é considerada imprópria para banho, já foi apelidada de Le Lac por conta de suas águas cristalinas. 

Enseada de Botafogo

E foi em Botafogo que nasceu a Escola de Samba São Clemente, no ano de 1997 homenageou o próprio bairro de origem. 

O bairro de Botafogo tem muito o que contar, e como sempre a Sou + Carioca te leva para fazer um tour do jeitinho carioca, conheça a nossa agenda de passeios clicando aqui.

Informações:
Museu Villa-Lobos
https://museuvillalobos.museus.gov.br/
Telefones: 2226-9020 / 2226-9818

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.