Bora conhecer o bairro de Botafogo?

Conhecida por ser um dos cartões postais da cidade do Rio de Janeiro, Botafogo é considerado um dos melhores lugares para morar e para se hospedar caso esteja visitando a cidade.

Botafogo está muito bem localizado, próximo ao aterro do Flamengo que é um parque arborizado e perfeito para praticar exercícios físicos de diferentes modalidades, fazer uma caminhada, um piquenique ou simplesmente sentar e apreciar a vista tomando uma água de coco. Fica próximo também das praias de Copacabana e do Bondinho do Pão de Açucar, dois importantes pontos turísticos da cidade.

Além da proximidade com pontos turísticos, Botafogo conta com um curto trajeto até o Aeroporto Santos Dumont, com uma estação de metrô, e grande oferta de serviços como bares e restaurantes.

Panorâmica da Enseada de Botafogo

A história do bairro de Botafogo

A história do bairro está ligada a da própria cidade do Rio de Janeiro, pois depois da fundação da cidade Estácio de Sá resolveu ocupar a cidade doando uma parte das terras a um amigo chamado Francisco Velho, que tinha ajudado na fundação, as terras ficam em frente ao Morro Cara de Cão do outro lado da enseada, atual bairro de Botafogo.

O nome Botafogo foi dado mais tarde, em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para João Pereira de Sousa, conhecido como “Botafogo”, por ter sido chefe da artilharia do famoso galeão português Botafogo.

Com a chegada da Família Real Portuguesa à cidade, em 1808, o bairro de Botafogo, que era rural, transformou-se no local preferido dos nobres e dos comerciantes ingleses. Antes, Botafogo tinha poucas ruas: Caminho do Berquó, atual Rua General Polidoro; o Caminho de Copacabana, atual Rua da Passagem; a Praia de Botafogo; e a Rua São Clemente. A mais nobre era a Rua São Clemente, onde moravam todos os barões do café. Em segundo lugar a Rua Voluntários da Pátria,onde se estabeleciam os pequenos nobres e comerciantes.

Em 1846, um sistema de barcas a vapor começou a fazer a ligação entre Botafogo e o Cais Pharoux, atual Praça XV de Novembro, e em 1860, contribuindo para a urbanização, linhas de bonde que serviam ao bairro foram criadas. A partir dessa época começaram a surgir sobrados de classe média e cortiços populares.

Em 1902, o prefeito Pereira Passos com seu projeto urbanístico que criou o aterro do Flamengo entre outras transformações também construiu os jardins da avenida Beira-Mar em Botafogo, projeto paisagístico do francês Paul Villon.

O bairro ainda abriga o Cemitério São João Batista, que é um marco na história do Rio de Janeiro. Foi um dos primeiros cemitérios sem distinção de classes. Jazem ali inúmeras personalidades brasileiras, entre elas Tom Jobim, Carmen Miranda, Roberto Marinho, Machado de Assis e Santos Dumont.

A praia de Botafogo não é própria para banho, mas a orla da praia é bastante aproveitada para atividades físicas, passeio de bicicleta, passeio de animais de estimação e etc.

Outros atrativos do bairro: Fundação Casa de Rui Barbosa; Teatro Poeira; Palácio da Cidade; Museu Villa Lobos; Museu do Índio; Palácio São Clemente; Casa Firjan; Mirante Dona Marta e Mirante do Pasmado, esses dois últimos ao ar livre, podendo chegar a pé ou de carro.

Dica da Sou+Carioca: Quer almoçar com a vista da enseada de Botafogo? Então vá ao Botafogo Praia Shopping, acesse a praça de alimentação, escolha o restaurante da sua escolha e escolhe uma mesa perto das grandes janelas que tem por lá.

Curtiu saber um pouco mais sobre o bairro de Botafogo, então vem com a gente. Clique aqui para acessar nosso calendário ou entre em contato via whats app no número: 21 99409-7054.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.