A Bauernfest em Petrópolis está de volta!

A Bauernfest é uma das principais festas de colono no Brasil e estará de volta em agosto de 2022 em Petrópolis após ter sido suspensa em 2020 e 2021 por conta da pandemia. E hoje eu vou te contar como nasceu este grande evento. 

Apesar de ter poucos anos que ela entrou no rol de grandes eventos, a festa existe há mais de 30 anos! E tudo começou com a vontade de homenagear os colonos – os imigrantes europeus que vieram para o Brasil, ajudaram a construir a cidade e se estabeleceram por aqui -. 

E essa festa começou bem singela, com uma quermesse com poucas barraquinhas. A ideia era de resgatar as origens com comidas e bebidas típicas. Depois de alguns anos decidiram ampliar a ideia, assim passou a ser uma festa oficial com duração de 3 dias e se chamava Festival Germânico. A festa acontecia no Clube 29 de JunhoClube foi criado por descendentes de alemães com objetivo de preservar as tradições de seus antepassados. E o nome tem referência direta, já que 29 de junho de 1845 foi o dia em que chegou a primeira leva de colonos em Petrópolis -. 

E no ano de 1990 os organizadores da festa fizeram uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis transformando em um evento oficial mudando o nome para Bauernfest. Desde então a festa passou a ter 10 dias de duração, no mês de junho.

O nome Bauernfest é uma homenagem a um dos fundadores do Clube, o senhor Gustavo Ernesto Bauer. E o próprio sobrenome dele faz todo sentido, já que “bauer” significa agricultor em alemão. 

Fato é que a festa cresceu muito nos últimos anos, em 2019 chegou a receber 450 mil pessoas ao longo de seus 10 dias de evento. Em 2021 foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial, e é considerada a segunda maior festa do gênero do país (só perde para a Oktoberfest de Blumenau).

Essa ano, por conta da tragédia ocorrida na cidade em março de 2022, a festa não acontecerá em seu período tradicional. Por decisão dos vários setores envolvidos na organização, decidiu-se por fazê-lo no período de 12 a 28 de agosto. Sem dúvidas será a oportunidade dos petropolitanos terem a oportunidade de movimentar a economia tão prejudicada por conta da chuva que destruiu parte da cidade. 

E a Sou + Carioca estará presente nesta grande retomada, então clique aqui para ver todas as informações e não perder esta oportunidade de se divertir e ajudar a charmosa cidade de Petrópolis. 

Este texto foi escrito pela nossa estagiária e guia de turismo Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.