Você conhece a história do Aterro do Flamengo?
O parque conhecido como Aterro do Flamengo é o maior parque urbano público do Rio de Janeiro. Foi idealizado pela arquiteta Maria Carlota Costallat de Macedo Soares e construído com material do desmonte do Morro de Santo Antônio, sobre o aterro de parte da Baía de Guanabara. O projeto tinha como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e conter a especulação imobiliária.
Além de Aterro do Flamengo o Parque tem ou teve outros nomes. Na inauguração, em 1965, seu nome era Parque IV Centenário, acredito que tenha sido em homenagem ao aniversário de fundação da cidade do Rio de Janeiro (1565). Em 1988, depois de uma lei, passa a chamar-se Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, no trecho entre o Aeroporto Santos Dumont e o Monumento aos Pracinhas. Do Monumento até o início da Praia de Botafogo, chama-se Carlos Lacerda.
O Parque tem uma área de 1.200.000 m², sete quilômetros de extensão e compreende os bairros do Centro, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo e Botafogo. É Patrimônio Mundial da Humanidade na categoria “Paisagem Cultural Urbana”, título concedido pela UNESCO em 2012, muito em função do projeto de paisagismo de Burle Marx, que utilizou 11.600 árvores de 190 espécies da flora brasileira e de outras regiões tropicais.
Pontos de interesse ao longo do parque e no entorno: Museu de Arte Moderna (MAM), Vivo Rio, Marina da Glória, Monumento a Estácio de Sá, Memorial Getúlio Vargas, Museu da República, Feira da Glória, Monumento aos pracinhas, teatro de marionetes e muito mais, além de equipamentos variados para a prática de esportes, recreação e gastronomia.
Que tal fazer um passeio guiado pelo Aterro do Flamengo? Fique de olho em nossa agenda clicando aqui ou entre em contato conosco no nosso whats app 21 99409-7054.