5 Museus gratuitos para conhecer a história do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade fascinante! Possuímos belas praias, natureza exuberante, povo festeiro e receptivo, um clima bem descontraído que só a gente sabe ter. Mas não podemos esquecer de um fator muito importante quando pensamos na nossa cidade: sua história! E que história! 

Desde a sua fundação até os dias de hoje, o Rio de Janeiro passou por muitos acontecimentos e cada um deles, é claro, influenciou na formação da nossa identidade histórica e cultural. Outra coisa importante a se considerar é que o Rio foi capital do Brasil por um longo período de tempo e isso também colabora neste processo. Para compreender melhor esses fatos e seus impactos, nada melhor que conhecer alguns museus cariocas que nos ajudam nessa imersão.

Museu de Arte do Rio (MAR)

Museu de Arte do Rio

Localizado na Praça Mauá, em uma área de importância histórica e recentemente revitalizada e aparelhada culturalmente, o MAR traz a proposta de constante diálogo do passado com o presente, da população com a história da cidade, das manifestações populares, do cotidiano, dos conflitos e contradições presentes nesta cidade tão plural. Já chama atenção pelo seu conjunto arquitetônico composto por dois prédios de estilos distintos interligados, um moderno onde funciona a Escola do Olhar  e um eclético onde acontecem as exposições. O terraço com vista privilegiada da Praça Mauá, Museu do Amanhã, Baía de Guanabara, Distrito Naval e Ponte Rio Niterói, dão um charme a mais e no pátio podemos contemplar a instalação do Projeto Morrinho que dialoga com a proposta do museu. É o mais novo dos museus da lista, foi inaugurado em 2013.

Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3031-2741
Gratuidades às terças.

Museu Histórico Nacional

Este museu é tão incrível que até mesmo sua localização é parte importante da história da cidade. A área denominada Ponta do Calabouço, entre as extintas praias de Santa Luzia e Piaçaba, era estratégica na defesa da Baía de Guanabara e ali foi construído a Fortaleza de Santiago em 1603, permanecendo como área militar acrescida de outras funções até 1908. Em 1922, após a área ser aterrada e urbanizada para a comemoração do centenário da independência, o prédio foi aberto ao público como pavilhão “Palácio das Grandes Indústrias”. No mesmo ano, por iniciativa do Presidente Epitácio Pessoa, foi inaugurado o Museu Histórico Nacional.

Sua exposição de longa duração é uma verdadeira viagem no tempo e se divide em seis partes: Oreretama, Portugueses no Mundo (1415 a 1822), Construção da Nação (1822 a 1889), A Cidadania em Construção (1889 à atualidade), Farmácia Homeopática Teixeira Novaes e Do Móvel ao Automóvel, contando a história do país e da cidade como uma verdadeira linha do tempo. Também tem exposições temporárias, itinerantes e eventos educativos que visam aproximar o público do museu.

Endereço: Praça Marechal Âncora s/n°
Centro – Rio de Janeiro – RJ
Telefone: (21) 3299-0324 (Recepção)
Funcionamento:
Terça a Sexta-feira das 10h às 17h30
Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 17h
Gratuidade aos domingos.

Palácio do Itamaraty

Palácio do Itamaraty

O antigo casarão do Conde do Itamaraty foi sede da Presidência da República de 1889 a 1897 e sede do Ministério das Relações Exteriores até 1970. Hoje, sedia o Museu Histórico e Diplomático, o Arquivo Histórico, a Biblioteca Histórica, a Mapoteca Histórica do Itamaraty, o Escritório de Representação do MRE e o Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD). Situado na Avenida Marechal Floriano, passa despercebido de muitas pessoas que diariamente transitam por ali sem saber o que é aquele casarão rosado.

Seu rico acervo, além de mostrar objetos importantes relacionados à diplomacia, remontam a suntuosidade de uma residência aristocrática do século XIX com seus salões amplos decorados com mobiliário da época e obras de arte. O destaque fica por conta do terraço com vista para o jardim interno que possui um espelho d’água com cisnes negros, ladeado de palmeiras imperiais com a  imponente biblioteca ao fundo.

Dica: Procure visitar nos primeiros horários, pois não utiliza iluminação elétrica e alguns salões ficam escuros de acordo com a mudança da posição do sol.

Endereço: Av. Mal. Floriano, 196 – Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Telefone: (21) 2263-1284
Visitas gratuitas de segunda a sexta, de 10h às 15h, saindo de hora em hora.

Museu da República

O antigo palacete do Barão de Nova Friburgo passou a ser a sede da Presidência da República de 1897 até a transferência da capital para Brasília. O museu nos encanta com suas exposições espalhadas por seus de três andares, repletos de suntuosidade, decorados com muitas referências de arte clássica em vitrais, esculturas, quadros e ferrarias. Seus salões ricamente decorados contam parte de nossa história também através de sua ornamentação com detalhes esculpidos no teto como as Armas Nacionais e datas históricas: Descobrimento, Independência, Abolição e República.

Muitos acontecimentos históricos se passaram ali mas nenhum tem tanto impacto como o suicídio de Getúlio Vargas em 1954. O terceiro andar era destinado aos aposentos privados das famílias presidenciais, o quarto onde ocorreu o fato pode ser visitado e em algumas épocas do ano o pijama que ele usava também fica exposto.

O jardim do Museu da República é um espetáculo à parte! Possui lago, coreto, gruta artificial e esculturas que dão um ar romântico ao jardim em estilo inglês. Ali é possível descansar, fazer um piquenique, assistir apresentações musicais ou participar de eventos e feiras que acontecem esporadicamente.

Rua do Catete, 153 – Catete,
Rio de Janeiro – RJ Telefone: (21) 2127-0324
Gratuidade às quartas e domingos.

Museu Naval

Situado em um prédio centenário na região da Praça XV, o Museu Naval conta a história do País pela viés da importância da Marinha enquanto instituição para a formação e manutenção do território nacional. É um museu não costuma ser muito visitado pelos cariocas, mas guarda muitas surpresas em seu acervo como réplicas de caravelas, de navios de guerra e pau brasil, artefatos de guerra, mapas, esculturas, pinturas e gravuras. É possível completar a experiência na extensão do Espaço Cultural da Marinha que fica próximo do Museu Naval, fazendo também a visita ao Navio Bauru, Submarino Museu Riachuelo, Helicóptero Museu Sea King e à Nau dos Descobrimentos.

Rua Dom Manuel 15, Praça XV 
Centro, Rio de Janeiro – RJ. Telefone: (21) 2532-5992
Terça a Sexta de 12h às 17h 
Sábados e Domingos de 11h às 14h 
Gratuito (Não incluso visita à Ilha Fiscal ou Passeio Marítimo)

*Consultar os museus antes de visitar, pois as datas e condições de gratuidade podem sofrer alterações.

Nós da Sou+Carioca realizamos passeios em grupo e individuais em todos esses museus. Ao realizar uma visita mediada você consegue observar as particularidades da história do Rio de Janeiro e como elas refletem na nossa cidade até os dias de hoje. Que tal exercitar esse olhar?!

Post escrito por Raquel Oliveira – Guia de Turismo da Equipe Sou+Carioca