5 curiosidades sobre os pontos turísticos do Parque Nacional da Tijuca.

O Parque Nacional da Tijuca é administrado pelo ICMBio, dividido em 3 setores: Setor Floresta – ou Floresta da Tijuca -; Setor Serra da Carioca – onde fica o Morro do Corcovado – e Setor Pedra Bonita e Gávea, como o nome já diz ficam os dois morros. 

Dentro deste grandioso Parque, temos diversos atrativos turísticos que vão além das belezas naturais. Entre eles: Parque Lage, Cristo Redentor e Vista Chinesa. E eu vou te contar 5 curiosidades sobre estes e outros pontos turísticos. 

Capela Myrink:  Localizada no setor Floresta da Tijuca, quando foi construída recebeu o nome de Nossa Senhora de Belém, somente depois, quando a área foi vendida para Conselheiro Francisco de Paula Mayrink em 1896 que passou a ter esse nome. Sabe que eu nunca tinha parado para pensar que essa capela não tem nome de santo! 

capelamayrink
Capela Mayrink – Floresta da Tijuca

Morro do Corcovado: Essa vai no estilo compre uma e leve duas. A primeira, é sobre o nome do morro, que antes chamava-se Pináculo da Tentação. Imagina como seria interessante falar para o turista: “Vamos ali no Cristo Redentor, que fica no alto do Pináculo da Tentação!”  A segunda é que antes de ter o Corcovado, foi construído lá no alto um mirante super chique chamado de Chapéu do Sol.  

Tour Virtual Cristo Redentor Sou Mais Carioca
Morro do Corcovado e vista da Baía de Guanabara

Vista Chinesa: Pereira Passos, aquele prefeito que gostava de quebrar a cidade toda para fazer obra no melhor estilo César Maia, construiu o Mirante da Vista Chinesa em 1903. Mas bem antes já era frequentado pelos chineses que vieram para o Brasil e era conhecido como Rancho dos Chins.

Vista Chinesa

Mesa do Imperador: O Imperador Dom Pedro II, gostava de dar os seus passeios, e ele não era obrigado a sentar no chão na hora do piquenique, então construíram uma mesa em pedra para ele poder comer o seu lanche e conversar com aquela vista toda linda em volta. 

Pedra da Gávea e a lenda: Que a Pedra tem o formato de um rosto e dizem por aí que nela está enterrado um rei fenício, todo mundo sabe (ou não, rsrs). Mas, você sabia que o primeiro registro (documentado e fotografado) de um OVNI no Brasil foi rondando a Pedra da Gávea?

Vista da Pedra da Gávea

Para conhecer  tudo isso com seus próprios olhos, clica aqui para conhecer a nossa agenda de passeios ou agende um tour privativo. 

Este texto foi escrito pela nossa estagiária e guia de turismo Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.