4 passeios para você praticar o Afroturismo no Rio de Janeiro.

Talvez você ainda não esteja familiarizado com o termo Afroturismo mas não tem problema, que a gente explica.

Aqui na Sou + Carioca acreditamos que as narrativas afro referenciadas foram apagadas e esquecidas por muito tempo e entendemos que o turismo é uma ferramenta poderosa e que nos ajuda a compartilhar essas histórias esquecidas porém muito potentes.

Com o Afroturismo queremos contar a história que a História não conta e falar de pessoas pretas que foram muito importantes para a construção da nossa cultura e sociedade.

Por isso, queremos trazer uma lista de 4 passeios afrocentrados que você pode fazer no Rio de Janeiro e que vão te surpreender.

Vídeo sobre Afroturismo com a mestra em Turismo Denise Rodrigues e com a Sócia da Sou + Carioca Gabriela Palma

MADUREIRA E SUA HERANÇA AFRICANA

Madureira é um bairro que transborda história, cultura e manifestações artísticas. Considerado por muitos como o coração do subúrbio carioca, o bairro é um reduto de bambas. Ali o samba pulsa, o jongo resiste, o charme encanta e pelos corredores do Mercadão encontramos de tudo um pouco, inclusive saberes ancestrais.

Durante esse passeio de 3 horas de duração você vai conhecer os lugares listados abaixo e vai se conectar com o “nosso lugar”. Pegou a referência? 😉

  • CUFA
  • Viaduto Negrão de Lima
  • Praça das Mães
  • Império Serrano
  • Portela
  • Parque Madureira
Guia Raquel Oliveira em frente à quadra da Portela

Clique aqui para saber quando será o próximo tour.

O PLANO DA ABOLIÇÃO

“Teoria do Caos”

Atitudes aparentemente insignificantes, podem gerar consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

É com essa teoria que convidamos vocês a participar do O plano da abolição – Um tour sobre o processo de abolição da escravidão no Brasil.

Nesse passeio falaremos de pessoas que fizeram toda a diferença para que a abolição saísse de fato do papel. Apesar de toda a pressão externa da Inglaterra que o Brasil estava vivendo para acabar de vez com a escravidão, foi muito antes da assinatura da Lei Áurea em 13 de Maio de 1888 pela Princesa Izabel, que esse plano já estava sendo colocado em prática por outras pessoas.

Nesse tour queremos te contar a história dessas pessoas. Histórias talvez que você até tenha ouvido falar por conta de nomes de rua, praças ou nomes de túneis. Mas quem foram essas pessoas, e como contribuíram para que esse plano desse certo?

Esse tour teve inspiração após ouvirmos a séria o Plano da Abolição de Thiago André do podcast História Preta.

Clique aqui para acessar a série O PLANO no podcast História Preta.

Lugares que visitamos durante o tour:

  • Cais do Valongo
  • Praça Mauá
  • Avenida Rio Branco
  • Casa Cavé
  • Praça XV
  • Paço Imperial
Praça-XV
Paço Imperial na Praça XV – Local que foi assinada a Lei Áurea em 13 de Maio de 1888

Clique aqui para saber quando será o próximo tour.

CAMINHOS DE JOÃO CÂNDIDO

Você sabe quem foi João Cândido e sua importância na História do Brasil? E a Revolta da Chibata? Já ouviu falar? Talvez de uma forma muito rápida na escola, não é mesmo?

A Revolta da Chibata foi um movimento de protesto ocorrido em 1910 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, que teve como objetivo principal o fim dos castigos físicos e da chibata como instrumento de punição na Marinha brasileira.

Naquela época, a Marinha brasileira era marcada por uma disciplina rígida e pelo uso frequente de castigos físicos, como açoitamentos com chibata, para punir os marinheiros considerados insubordinados. Esses castigos eram particularmente intensos e humilhantes para os marinheiros negros e mulatos, que eram a maioria na instituição.

A revolta foi liderada pelo marinheiro João Cândido Felisberto, conhecido como “Almirante Negro”, que era um dos muitos marinheiros que sofriam com a brutalidade da disciplina na Marinha. Cândido e seus companheiros organizaram uma rebelião a bordo de quatro navios de guerra: o encouraçado Minas Gerais, o cruzador Bahia, o couraçado São Paulo e o contratorpedeiro Deodoro.

Durante o passeio visitamos alguns locais que foram importantes e tem relação com a vida de João Cândido.

Lugares que visitamos durante o passeio:

  • Praça XV
  • Orla Conde
  • Centro Cultural da Marinha
  • Praça Mauá

Clique aqui para saber quando será o próximo tour.

Estátua de João Cândido.

A PEQUENA ÁFRICA

Neste tour você vai conhecer alguns dos locais de uma parte da cidade do Rio de Janeiro denominada de Pequena África pelo artista e sambista Heitor dos Prazeres no inicio do século XX. Vale lembrar que estes locais fazem parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Divulgada em livros, letras de música e enredos de escolas de samba, a expressão “Pequena África” passou a identificar parte significativa da zona portuária da cidade, onde a presença africana e o patrimônio cultural negro marcaram para sempre a história não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil.

Além do passeio você também vai poder se deliciar com o recém inaugurado restaurante Odara Gastrobar Urbano. Nós fechamos uma parceria incrível com eles e você vai poder finalizar o passeio com chave de ouro.

O restaurante fica localizado na R. Sacadura Cabral, 375 o que dá uns 10 minutos de caminhada do último ponto a ser visitado no tour, o Cais do Valongo.

Dica Sou + Carioca: Que tal ao final do almoço visitar o MUHCAB? O Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, fica a poucos passos do restaurante e a entrada é gratuita.

  • PONTOS QUE VISITAMOS:
  • Morro da Conceição
  • Largo de São Francisco da Prainha
  • Pedra do Sal
  • Jardim Suspenso do Valongo
  • Cais do Valongo

Clique aqui para saber quando será o próximo tour.

Pequena África_Largo da Prainha
Estátua de Mercedes Baptista localizada no Largo de São Francisco da Prainha

E aí? Gostou da lista? Então se prepara para conhecer esses locais com a gente.