4 fortes abertos para visitação no Rio de Janeiro

Tendo vista para o mar, as fortalezas instaladas asseguravam a proteção da realeza e deixavam os invasores longe da nossa cidade. Nossos fortes militares estavam sempre vigiando nossos mares.

Te apresento por aqui 4 fortes cariocas que vão te surpreender com um belo visual que com certeza você vai achar sensacional. Nós sempre criamos passeios para os fortes abaixo, então fique atent@ a nossa programação clicando aqui para não perder nada ou nos siga no Instagram 😉

FORTE DE COPACABANA
Localizado no coração do Rio de Janeiro (Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana), no Forte de Copacabana, tem museu e tem café e o privilégio de uma vista que com certeza te conquista, vale a pena conhecer e embarcar nesta aventura e vivenciar a história desvendando a cultura com as marcas da nossa mistura. Além disso você ainda pode sentar e apreciar um bom café ou um docinho na Confeitaria Colombo que oferece um cenário perfeito e o melhor sabor para escolher e degustar.

O Forte de Copacabana possui uma exposição permanente intitulada de O Exército na formação da nacionalidade – história do Brasil sob a ótica militar (descobrimento, colonização, expansão territorial e invasões). Acontece uma mostra da atuação do Exército Brasileiro no período republicano, acervos, mapas, e registros de contato com indígenas. Também existe uma sala que expõe objetos sobre os presidentes do Brasil e acontecimentos históricos tem também o gabinete de curiosidades com peças em porcelana e medalhas.

Mostras temporárias também acontecem com acervo diversificado, armamento, objetos pessoais raros e até uma mecha de Napoleão Bonaparte, expostos esporadicamente. Por lá também acontece uma programação cultural com atividades mensais (Orquestra, Violões do Forte de Copacabana (Último sábado), encontro de corais, (primeiro sábado) Banda do Forte (terceiro domingo) curta com teatro, Sarau no museu, e muito mais.
Funcionamento de terça a domingo e feriados, das 10h às 19h30.

FORTE DO LEME ou DUQUE DE CAXIAS
Localizado na Praça Alm. Júlio Noronha, s/n – Leme Rio de Janeiro pertinho do posto 1.

Com uma vista panorâmica da Praia de Copacabana, o Leme é o local perfeito para relaxar e apreciar muita história em um só lugar.

O passeio começa no Centro de Estudo do pessoal do Exército e no final a recompensa é a vista do Pão de Açúcar, Cristo Redentor e Praia de Copacabana. É um local muito bacana que vale a pena visitar pois possui uma caminhada ecológica leve de 20 minutos a 40 minutos (depende muito do seu ritmo.) Durante a caminhada é possível admirar a mata atlântica, respirar um ar puro, observar a fauna e a flora.

A subida é tranquila e possui 800 metros no asfalto de paralelepípedo. É fácil de encarar e você vai encontrar muitos micos no arvoredo pelo caminho (lembre-se de não alimentar os animais).

Quando você chega no mirante pode observar um sítio histórico com quatro abuseiros alemães, peças originais, um memorial a Duque de Caxias e exposições sobre a história do local. É possível ainda apreciar e também apresentação de filmes institucionais para complementar sua visita. Funcionamento de terça a domingo das 9h30h às 16h.

FORTE DE SÃO JOÃO
Localizado na Av. João Luiz Alves, s/n no bairro da Urca no Rio de Janeiro.

Ao conhecer as principais instalações da fortaleza, você pode visitar o famoso morro Cara de Cão, uma área de preservação ambiental administrada pelo Ibama, e o Museu Desporto do Exército. Por isso, a dica é se preparar para caminhar e levar água, boné/chapéu e protetor solar.

Imagens perfeitas e a exuberância da natureza em mais uma de suas preciosas ilustrações expõe o conjunto de serra e mar em sua junção a perfeição natureza.

Segundo a história, foi construído visando a expulsão dos franceses da Baía de Guanabara, por se tratar de região estratégica ocupada desde 1555 e chamada de França Antártica. Essa colônia francesa foi estabelecida com apoio do povo indígena Tamoios, que eram aliados aos franceses.

A Coroa Francesa se estabeleceu na região com o objetivo de tentar controlar o comércio com as Índias porém Portugal sabia que precisava da colônia de volta pois o Rio de Janeiro era um local estratégico.

A conquista lusitana do território aconteceu em 1565, quando cerca de trezentos homens chegaram em cinco navios à Baía de Guanabara liderados por Estácio de Sá, que fundou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro no dia 1º de março daquele ano. Ele se tornou o primeiro governador da capitania do Rio de Janeiro.

A visitação à Fortaleza de São João da Barra é gratuita e acontece de terça a domingo, às 9h e às 13h30, no entanto, é preciso agendar pelo telefone (21) 2586-2291

FORTE DE SANTA CRUZ
Localizado na Estr. Gen. Eurico Gaspar Dutra – Jurujuba, Niterói- Rj.

O forte com a história da defesa de nossas fronteiras e proteção que cercava o mar. No período imperial e das colônias portuguesas, para defender as entradas da Bahia de Guanabara foi realizada a construção do Forte de Santa Cruz por Villegaignon, porém logo depois, Mem de Sá assumiu o poder iniciando uma reforma de ampliação do poder de fogo com o intuito de proteger as embarcações com o ouro vindo de Minas Gerais. Esse foi um fator importante pois conseguiram inibir invasores franceses e holandeses e ainda serviu de presídio para presos políticos e inimigos de guerra capturados.

O local ainda é utilizado hoje em dia pelo Exército onde funciona a artilharia divisionária da 1ª divisão do exército A visitação à Fortaleza só é permitida guiada, de terça a domingo, de 9h e às 17h, acontecendo nos seguintes horários: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 13h, 13h30, 14h, 14h30, 15h, 15h30 e 16h.

Todos os fortes que citamos acima a Sou+Carioca possui passeios guiados para lá. Fique sempre atent@ a nossa agenda e não perca nada 😉

Este post foi escrito por Marcia Cristina, nossa estagiária voluntária aqui na Sou+Carioca.