3 passeios culturais para fazer no centro do Rio de Janeiro.

A cidade do Rio de Janeiro além de possuir belas praias é uma das cidades que mais possuem prédios históricos no Brasil. Isso se deve, principalmente, ao fato de ter sido capital do país e consequentemente ter sido palco de muitos acontecimentos importantes. Muitos desses prédios hoje abrigam museus e centros culturais. Abaixo estão apenas alguns dos muitos que valem a visita.

Real Gabinete Português de Leitura

Localizado próximo ao Largo da Carioca, o Real Gabinete Português de Leitura foi criado em  maio de 1837 por um grupo de portugueses que viviam no Rio de Janeiro. Foi feito para ser uma biblioteca e ampliar os conhecimentos de seus sócios. Inicialmente sua sede era na casa de um desses portugueses, mais tarde a sede se mudou para onde existe hoje, afim de aumentar o espaço do Gabinete.

A beleza arquitetônica se deve ao projeto de um português chamado Rafael da Silva Castro, com seu traço neomanuelino – em referência ao rei de Portugal D. Manuel – que se caracteriza dentre outras coisas pela robustez. 

O Real Gabinete Português de Leitura possui a maior e mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal, com um acervo inteiramente informatizado com 350 mil volumes.

A biblioteca foi aberta ao público em geral em 1900, e hoje, além de uma biblioteca, o Gabinete é um centro de estudos que sedia palestras, cursos, congressos e etc.

Informações:
R. Luís de Camões, 30 – Centro
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 10 às 16 horas
Entrada: Gratuita

Você sabia que a Sou+Carioca tem um passeio incrível para o Real Gabinete de Leitura e arredores começando com um super café da manhã? Assista ao vídeo abaixo para saber mais ou acompanhe sempre a nossa agenda de eventos para saber quando será o próximo!

Theatro Municipal

Localizado na Cinelândia, próximo a outros prédios culturais importantíssimos como Biblioteca Nacional e Museu de Belas Artes, o Theatro Municipal é um dos mais belos e imponentes prédios do Rio de Janeiro. Inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul.

O projeto arquitetônico foi o resultado da união de dois projetos que ficaram empatados no primeiro lugar, ambos inspirados na Ópera de Paris, famoso e luxuoso teatro francês.Com capacidade para 1.739 espectadores, foi inaugurado  no dia 14 de julho de 1909, quatro anos e meio após o início das obras.

O Theatro Municipal recebe apresentações de ópera, orquestras e ballet, mas também é possível visitar somente o prédio, aprender mais sobre sua história e apreciar sua grandiosidade. 

O local também oferece visitadas guiadas mediante agendamento. A Sou+Carioca realiza esse passeio com direito a um tour pelos arredores como a Praça Cinelândia e termina o tour tomando um café gostosinho na Confeitaria Manon. Acesse a nossa aba de passeios e saiba quando o próximo tour vai acontecer.

Paço Imperial

Localizado na Praça XV de Novembro – a antiga residência do governador e do Vice-Rei no século XVIII – o Paço Imperial no Rio de Janeiro foi o centro das movimentações políticas e sociais da época, registrando importantes fatos históricos como o Dia do Fico, a Abolição da Escravidão e a Proclamação da Independência do Brasil. Atualmente, é um espaço multicultural que conta com apresentações de música, dança, exposições e palestras.

Possui ainda uma cafeteria e a Biblioteca Paulo Santos, originária do acervo particular do arquiteto e historiador. A Biblioteca conta com cerca de oito mil volumes e 250 títulos de periódicos, além de obras raras dos séculos XVI a XVIII sobre arquitetura, engenharia e literatura brasileira e portuguesa.

A visitação no Paço Imperial também está inclusa quando realizamos o tour Lendas Urbanas. Para saber quando esse tour vai acontecer, acesse a aba de passeios clicando aqui.

Espero que tenha gostado dos locais apresentados e que tenha a oportunidade de visitar um dia com a gente através dos nossos passeios guiados. Amamos a cidade do Rio de Janeiro e estamos sempre prontas para te contar as histórias que a História não conta.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.