3 Dicas de Passeios Culturais pertinho da Feira do Lavradio

Que a Feira do Lavradio é uma das atrações mais populares do Rio de Janeiro todo mundo sabe… Mas que tal dar uma incrementada no rolé e fazer um combo cultural? 

Mas antes, uma informação muito importante sobre a feira, que na verdade tem o nome de Feira do Rio Antigo. Antes da pandemia acontecia apenas no primeiro sábado do mês mas agora são todos os sábados para ajudar a diminuir a aglomeração. Essa proposta mantém vivo esse projeto queridíssimo dos cariocas. 

Se já esteve na feira sabe que além das barraquinhas, temos ainda as diversas lojas, bares, restaurantes e música de rua. Dá para passar o dia inteiro na feira, mas vou te dar mais 3 opções para colocar no seu roteiro. 

Centro Cultural de Arte Hélio Oiticica 

Este centro cultural leva o nome do artista plástico falecido em 1980. O espaço fica em um edifício do século XIX e por si só já é uma atração, garantindo belas fotos. 

Além das peças de Hélio Oiticica, também há exposições de outros artistas e abriga eventos com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Entre outras atividades, está a roda de conversas sobre temas variados. 

Informações: 
Instagram: @cma.heliooiticica
Endereço: Rua Luís de Camões 68 – Praça Tiradentes 
Funcionamento: 2ª a Sábado das 12h às 18h 
Entrada: Grátis

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB) 

Em um prédio belíssimo do século XVIII, o espaço também conta com exposições que têm como papel principal trazer o regionalismo e artesanato. Atualmente com a Mostra do Bordado de Caió e Mestre de Ofício Espedito Seleiro 

Atenção: Por medida de proteção contra o coronavírus é necessário agendamento no Sympla através do link https://www.sympla.com.br/produtor/CRABSebrae

Informações: 
Instagram: @crabsebrae 
Endereço: Praça Tiradentes 69 -71 
Funcionamento: 5ª a Sábado das 10h às 17h 
Entrada: Grátis

Museu do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro 

Dentro do quartel dos Bombeiros Militar na Praça da República (mais conhecido como Campo de S’antana). No local podemos ver a trajetória e evolução do corpo de bombeiros desde sua criação em 1856. Com diversos tipos de métodos de combate a incêndios. 

É um passeio para toda a família. Não há necessidade de agendamento prévio, apenas em casos de visita guiada. Para esta opção há necessidade de preenchimento de formulário que deverá ser enviado por e-mail. 

Informações:
Site:https://www.cbmerj.rj.gov.br/sobre-o-cbmerj/institucional/museu
Endereço: Praça da República 45
Funcionamento: 3ª a 6ª das 10h às 17h – Sábados das 09h às 16h
Entrada: Grátis

Fica a dica para não ser barrado! É necessária apresentação de cartão de vacinação em todos os locais indicados e o uso de máscara é obrigatório. 

Aqui com a Sou + Carioca temos passeios nos arredores e você pode escolher um deles e aproveitar o seu combo cultural. Clique aqui e acesse toda a nossa programação de passeios.

Este texto foi escrito pela nossa estagiária Bruna da Rocha Alexandre. Conheça mais sobre a Bruna clicando aqui.