2 roteiros afrocentrados no Rio de Janeiro

Pequena África – Centro do Rio de Janeiro

Sou-Mais-Carioca_Pequena-África-2
Pedra do Sal no Rio de Janeiro

A Pequena África é o nome dado por Heitor dos Prazeres – importante cantor, compositor e pintor carioca – a uma região do Rio de Janeiro compreendida pela zona portuária do Rio de Janeiro, onde se encontra a Comunidade Remanescentes de Quilombos da Pedra do Sal, e outros locais habitados por escravizados alforriados e que de 1850 até 1920.

Um dos principais pontos do roteiro, a Pedra do Sal, tombada em 1984 pelo Inepac, ajuda a contar a história de importantes personalidades afro-baiano-cariocas do período pós abolição, como Tia Ciata, Pixinguinha, Donga, João da Baiana. A área também teve participação fundamental na criação do samba, nas religiões de matriz africana, na capoeira, dentre outras atividades. Ainda hoje, semanalmente, acontecem rodas de samba.

Pontos de interesse no roteiro: Morro da Conceição; Largo de São Francisco da Prainha; Pedra do Sal; Jardim Suspenso do Valongo; Cais do Valongo; Muhcab – Museu da História e da Cultura Afro Brasileira e Instituto Pretos Novos.

Herança Africana em Madureira

Apesar de ser muito reconhecida pelo forte comércio e por importantes eventos culturais, a região nem sempre é vista como um local para turismo.
Madureira é considerada berço do samba – uma expressão artística essencialmente negra – e duas grandes escolas do gênero, Império Serrano e Portela, tem sua sede no bairro. Além dessa, outras expressões culturais afro referenciadas acontecem no bairro, como o Baile Charme, todo sábado embaixo do Viaduto Negrão de Lima e a Feira das Yabás, na Praça Paulo da Portela todo segundo domingo do mês, onde é vendido vários pratos típicos da culinária brasileira com um toque africano.

O roteiro em Madureira busca resgatar a autoestima dos moradores, e a história do bairro que é desconhecida por muitos cariocas.
Curtiu saber sobre esses dois roteiros? Então vem com a gente. Fique de olho em nossa agenda ou entre em contato.

  • Mulheres-de-Madureira-5
  • madureira

Curtiu saber sobre esses dois roteiros? Então vem com a gente. Fique de olho em nossa agenda ou entre em contato.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.