Você já ouviu falar da Feira das Yabás?

O Carnaval é um grande evento no Rio de Janeiro mas você não precisa esperar para curtir um bom samba apenas em fevereiro pois existe um lugar onde você pode matar um pouquinho desta saudade e ainda comer comida boa, para isso basta comparecer à Feira das Yabás, no bairro de Oswaldo Cruz pertinho de Madureira, o coração do subúrbio carioca.

A Feira das Yabás possui uma série de comidas típicas e uma roda de samba organizada por Marquinhos de Osvaldo cruz tocando vários sambas tradicionais de várias regiões da cidade.

A sua primeira edição foi em 2008 idealizada pelo cantor e compositor Marquinhos de Osvaldo Cruz que resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha e era servido uma macarronada com carne assada. A partir daí, a feira foi crescendo passou para Praça Paulo da Portela e incorporou a culinária com influências africanas, típica do subúrbio carioca e das rodas de samba, como feijoada, cozido de peixe, abóbora com carne seca, frango com quiabo e muitas outras delícias.

A feira se tornou tão importante que foi declarada patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018.

Você sabia que o Tour Matriarcas do Samba + Feira das Yabás e o Tour da Pequena África tem total relação?
Esses dois passeios são realizados mensalmente pela Sou+Carioca e você pode ver quando será a próxima saída clicando aqui.

Nessa cozinha a céu aberto, são as Yabás (cujo significado é “Mãe Rainha”, e o nome utilizado para se referir as Orixás femininas) que fazem o evento acontecer, elas as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Osvaldo cruz.

A cada segundo domingo do mês o bairro de Oswaldo Cruz, próximo à Madureira, acontece o encontro que não faz distinção entre os vindos da zona norte ou da zona sul, é o recanto das Tias, que oferece ali as comidas tipicamente brasileiras com um toque africano. São ao todo 16 barracas, cada uma delas com sua especialidade e para completar ainda mais esse maravilhoso passeio ainda tem cerveja gelada e uma grande atração musical a cada edição. 

O que você está esperando para fazer este delicioso passeio? Acesse nosso calendário de passeios e saiba quando será o próximo!

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Ana Paula de Oliveira.