Você conhece o Parque Municipal da Taquara em Duque de Caxias?

Talvez você já saiba que Duque de Caxias possui muita área de natureza e junto dessa natureza muitas cachoeiras, mas talvez nunca tenha ido a alguma delas, por isso hoje eu trouxe informações sobre um Parque Natural que tem no município, e que é muito pouco explorado a não ser por moradores locais.

Criado em 11 de Dezembro de 1992, o Parque Municipal ​localizado na Taquara, um bairro do Distrito de Imbariê, fica aos pés da serra de Petrópolis. Sua vegetação é composta por espécies de Mata Atlântica e sua área é de aproximadamente 20 hectares. Os principais atrativos são trilhas, rios e cachoeiras.

Junto com a APA de Petrópolis e a Reserva Biológica do Tinguá o Parque forma um corredor ecológico importante no estado do Rio de Janeiro. Pesquisas de catalogação de fauna e flora ainda estão sendo feitas, pois a criação do Parque é recente. Alguns dos registros feitos foram as presenças de sabiá, sanhaço, tié-sangue, quati, preguiça, tatu e muitos macacos, inclusive o quase extinto mico-leão-dourado

A história

A ocupação da região da baixada fluminense está intimamente ligada ao desmatamento ocasionado por diversos ciclos econômicos, como o do extrativismo e das monoculturas de cana de açúcar e de café. O povoamento na região teve início no século XVI através de doações de sesmarias como presente pela participação dos proprietários em lutas contra os franceses no Rio de Janeiro, sendo cedidas grandes áreas de terras. Anos depois, em 1883, a área do Parque foi adquirida pelo Império, com o intuito de preservar os mananciais que abasteciam a cidade do Rio de Janeiro.

No início do século XX o projeto – do então prefeito Pereira Passos – de demolição de construções no centro da Cidade do Rio de Janeiro para alargamentos de rua e embelezamento, fez com que essa população migrasse para lugares mais afastados, dentre eles, a Baixada Fluminense. Isso provocou um rápido crescimento populacional e culminou na criação do Distrito de Caxias, na década de 30 passando a ser o oitavo distrito de Iguaçu. Em 1943, o distrito se separa de Iguaçu e passa a ser o município de Duque de Caxias.

Visitação

A gestão do Parque é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

A visitação é livre, de terça a domingo, de 9h às 16h, e está localizado na Estrada Cachoeira das Dores, 3465, Jardim Imbariê, 3º Distrito de Imbariê, Duque de Caxias.

Dentro do parque existem quiosques e banheiros, mas depois do tempo fechado durante a pandemia pode ser que não estejam nas melhores condições, então leve água e um lanche.

Gostou de conhecer mais sobre o Parque Municipal da Taquara? Então vem com a gente e conheça de forma preencial! Clique aqui para ver nosso calendário e saber quando teremos novamente o passeio ou entre em contato via wahts app (21) 99409-7054 e saiba como conhecer de forma privativa.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.