Você conhece o bairro do Cosme Velho?

O Cosme Velho é um bairro da zona sul do Rio de Janeiro, situado no sopé do morro do Corcovado e do morro de Dona Marta. O nome do bairro é uma homenagem a Cosme Velho Pereira, comerciante português da antiga Rua Direita, atual Rua Primeiro de Março, que morava na região no século XVI. Sua chácara era banhada pelo Rio Carioca, que ainda hoje corre no local. Após sua morte, sua chácara foi loteada e ali passaram a viver alguns nobres da corte.

No século XVII, teve início a captação das águas do rio para o abastecimento da cidade. Inicialmente o trabalho de levar água para a o centro era de escravos, chamados agueiros, posteriormente foi construído um aqueduto que levava a água até a Lapa, no centro, cuja memória é preservada através dos Arcos da Lapa.

O Rio Carioca foi quem definiu o traçado das ruas do bairro, sua única rua principal segue o curso do rio, e as ruas secundárias acompanham o traçado das vertentes das águas pluviais – todas são ladeiras sem saída que desembocam na principal.

O Cosme Velho é considerado um bairro de classe alta e foi endereço de artistas, escritores e compositores famosos como Machado de Assis, o Bruxo do Cosme Velho (infelizmente sua casa foi demolida). Além dele, Manuel Bandeira, Euclides da Cunha, Austregésilo de Athayde, Alceu Amoroso Lima, Cecília Meireles, Jorge Mautner, Roberto Marinho, Cássia Eller e vários outros.

Pontos de interesse no bairro:

*Bica da Rainha – A bica canalizava as águas de uma nascente próxima. Recebeu o nome em homenagem à rainha, Dona Maria I, que visitava o local periodicamente.
Localização: Rua Cosme Velho, 361

*Largo do Boticário – conjunto de casas de estilo neocolonial que se tornou um hotel e um restaurante recentemente
Localização: Beco do Boticário, 26

Largo do Boticario
Largo do Boticario

*Rio Carioca no pequeno pedaço em que está a céu aberto –
Localização: Beco do Boticário

*Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (fechado permanentemente)

*Casa Roberto Marinho – antiga casa de Roberto Marinho que se tornou um centro cultural
Localização: Rua Cosme Velho, 1105 / aberto de terça a domingo, de 12h às 18h

*Estrada de Ferro do Corcovado – onde começa a viagem até o Cristo Redentor
Rua Cosme Velho, 513 / aberto todos os dias de 08h as 17h

*Capitu café – cafeteria temática que homenageia mas das principais personagens de Machado de Assis
Rua Cosme Velho, 174 / aberto todos os dias 07h as 21h30

Gostou de conhecer mais sobre a história do Cosme Velho? Que tal fazer um passeio guiado pelo bairro? Fique de olho em nossa agenda ou entre em contato.