Você conhece a Rua do Lavradio?

Feira do Lavradio Sou Mais Carioca
Feira do Lavradio

A charmosa Rua do Lavradio, Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, atualmente é famosa pelos restaurantes e pela feira que é um point cultural da cidade e acontece todo primeiro sábado do mês desde 1996.

Entretanto, a história da Rua começa bem antes, sendo palco de acontecimentos importantes e sendo moradia de personalidades influentes na história do Rio de Janeiro. Além de ter sido cenário para autores como Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio.

A via foi aberta em 1771 pelo Marquês do Lavradio, e fica localizada entre os Arcos da Lapa e a atual Praça Tiradentes, o objetivo era ligar essas duas áreas. Inicialmente, ela foi ocupada por residências de pessoas ricas e influentes como Duque de Caxias, Marquês de Olinda e João Caetano. A Rua do Lavradio sempre teve uma importância cultural muito forte. Nela foram construídos seis teatros na época do Império, quase um teatro a cada 100 metros, pois a via tem 700 metros de extensão. E ainda havia festas e reuniões da alta sociedade brasileira da época que aconteciam nos casarões que existiam ali.

Tour Praça Tiradentes
Praça Tiradentes

Infelizmente, a história da Rua do Lavradio amarga uma decadência iniciada nos anos de 1800, boa parte dos teatros e cafés da via foram fechados, isso se deu em parte pelo surgimento de outras ruas importantes na cidade. Somente em 1996, os comerciantes das áreas vizinhas a Rua do Lavradio criaram uma feira de antiguidades que tinha uma roda de samba no final. Isso fez com que o movimento voltasse e despertasse o interesse do poder público em fazer obras de infraestrutura, tornando a Rua uma atração turística. Além das barracas que ocupam a rua das 10h às 19h, ainda rolam shows e mais atrações culturais ao longo do dia.

A gastronomia também é muito forte na Rua do Lavradio, ela abriga diversos restaurantes com comida para todos os gostos e bolsos. É possível encontrar comida brasileira clássica, italiana e mediterrânea, brasileira contemporânea, chinesa e japonesa, churrasco e feijoada e comida árabe.

Além das comidas dos bares e barraquinhas: salgados, acarajés e lanches de diversos tipos. Alguns dos restaurantes são: Santo Scenarium; Boteco Belmonte; Bar do Elias; Cachaçaria Mangue Seco, MingYe e Cantinho do Senado.

E aí curtiu saber mais sobre a Rua do Lavradio? Então vem com a gente. Fique de olho no nosso calendário ou entre em contato.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.