Você conhece a história da Praça 15 no Rio de Janeiro?

Você já deve ter passado alguma vez pela Praça XV, de ônibus, a pé ou de VLT mais recentemente, mas conhece sua história? Conhece a história dos monumentos que ali estão?

Praca xv
Praca xv de Novembro – Rio de Janeiro

Talvez não, por isso hoje vamos falar sobre essa praça famosa e muito importante na história do Rio de Janeiro e do Brasil.

A Praça XV está situada na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. E existe desde o século XVI. A praça recebeu esse nome para homenagear o dia 15 de novembro de 1889, dia em que foi proclamada a República no Brasil..

Antes de ser chamada de Praça XV, o local já foi chamado de Largo do Terreiro da Polé; Largo do Carmo; Praça do Carmo; Terreiro do Paço; e Largo do Paço. E possui diversos pontos de importância histórica e política, como o Paço Imperial e o Palácio Tiradentes, além do Chafariz do Mestre Valentim; a Estátua de Dom João VI; a Estátua do General Osório, um importante militar combatente na Guerra do Paraguai; e a Estátua do Almirante Negro, uma homenagem a João Cândido, que liderou a Revolta da Chibata em 1910.

O Paço Imperial era inicialmente o Palácio dos Governadores e da Casa da Moeda e depois abrigou a Família Imperial quando chegou ao Brasil, em 1808. O prédio foi o primeiro imóvel da cidade a ter vidros nas janelas. O Chafariz do Mestre Valentim, inaugurado em 1789 tinha a função de abastecer com água a população e as embarcações que ancoravam no porto que ali havia. Até o fim do século XIX, a maior parte dos navios de passageiros que chegavam ao Rio de Janeiro, atracavam na Praça, inclusive trazendo escravizados africanos, isso até a construção do Cais do Valongo.

A Praça foi local de moradia da Família Imperial, no Paço Imperial, de 1808 a 1888; foi palco do histórico Dia do Fico em 1822; palco da assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravizados no Brasil em 1888. E foi também de onde partiu a família imperial para o exílio após a Proclamação da República em 1889.

Paço Imperial – Praça XV – Rio de Janeiro

Em 1908, foi inaugurado o Mercado Municipal da Praça XV. Em 1912, a Estação das Barcas da Praça XV. Na década de 1950, foi construído o Elevado da Perimetral, que inicialmente ligava a Avenida Presidente Vargas ao Aterro do Flamengo. Em virtude da construção do viaduto, todo o mercado teve que ser demolido, exceto o pavilhão onde hoje funciona o tradicional restaurante Ancoramar. Sob o Elevado da Perimetral, começou a ser realizada em 1976 a tradicional Feira de Antiguidades da Praça XV, realizada até os dias de hoje.

Em sua história mais recente, temos a praça reinaugurada no dia 29 de maio de 2016 após ser revitalizada, o trecho do Elevado da Perimetral que passava sobre a praça fora demolido. o prefeito Eduardo Paes visava revitalizar a Zona Portuária do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos do Rio.

Aqui na Sou+Carioca temos alguns passeios que acontecem nos arredores da Praça XV, um deles é o Lendas Urbanas, confere só no vídeo abaixo de como é o tour.

Curtiu conhecer a história da Praça XV? Então vem fazer um tour com a Sou+Carioca! Fique de olho em nossa agenda ou entre em contato.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.