Você conhece a Cidade Sorriso?

Paisagem de Niterói

Niterói ou Cidade Sorriso, como é conhecida, fica bem pertinho da cidade do Rio, há 20 minutos de distância. Entretanto, muita gente nunca visitou a cidade nem conhece sua história ou seus atrativos turísticos, por isso vamos falar sobre ela hoje.

Niterói é a única cidade do Brasil fundada por um indígena, o famoso Araribóia. Em 1555 os franceses ameaçavam as terras portuguesas o que fez o Governador Geral da colônia oferecer a Araribóia, em 1568, a concessão das terras. Mais tarde a aldeia recebeu o nome de São Lourenço dos Índios.
Niterói foi elevada à categoria de Vila em 1817, tendo o bairro de São Domingos como sede.

E só em 1834 é elevada à categoria de cidade recebendo o nome Nictheroy que significa água escondida em tupi-guarani, nesse mesmo período se tornou a capital da Província do Rio de Janeiro, que mais tarde viria a ser o Estado do Rio de Janeiro. A importância político-administrativa impulsionou o crescimento da cidade, com a abertura de ruas e construção de edificações mais moderna.

Antes da construção da Ponte Rio Niterói em 1974, o transporte entre as cidades era feita através de transporte marítimo. Inicialmente com o trabalho braçal de escravizados, e posteriormente com navegação a vapor da Companhia de Navegação de Nictheroy. Mas somente em 1956 foi inaugurada a estação hidroviária de Niterói e a viagem passou a ser feita em 20 minutos.

Até 1974 o atual território do Estado do Rio de Janeiro era dividido em Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, somente em 1974 houve a fusão dos dois, retirando de Niterói a condição de capital. A implantação do novo Estado do Rio de Janeiro ocorreu em 1975.

Turisticamente falando, Niterói soma e muito para que o Estado do Rio de Janeiro receba turistas o ano todo. Além das belas praias, possui morros que são ótimos para a prática de trilhas, possui ainda uma vista incrível da cidade do Rio que pode ser apreciada de vários pontos, em especial de um dos seus mirantes mais conhecidos, o Parque da Cidade, vale a pena conferir o pôr do sol lá de cima. No Parque da Cidade também é possível a prática de esportes como voo de parapente.

Parque da Cidade em Niterói

Ressalto ainda que vale a pena visitar o Complexo dos Fortes que se une aos da capital na defesa da Baía de Guanabara. Os museus, dentre eles o mundialmente conhecido MAC com arquitetura de Oscar Niemeyer e os ótimos restaurantes.

MAC – Museu de Arte Moderna projetado por Oscar Niemeyer

Gostou de conhecer um pouco sobre a Cidade Sorriso? Então vem conhecê-la com a Sou+Carioca! Fique de olho na nossa programação ou entre em contato.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.