O bairro de Marechal Hermes no Rio de Janeiro

Talvez você já conheça a famosa batata frita de Marechal, mas e a história do bairro? Pois então, Marechal Hermes é um bairro da zona norte do Rio de Janeiro, fundado em 1913, o projeto foi idealizado pelo então presidente da República Marechal Hermes da Fonseca, e executado pelo engenheiro Tenente Palmyro Serra Pulcherio. O bairro foi o terceiro bairro planejado a ser construído no Brasil, e como muitos outros se desenvolveu em torno da estação de trem que leva o mesmo nome.

Estação de Trem Marechal Hermes

O projeto do bairro previa ruas largas e arborizadas com mais de 1000 edificações entre casas, escolas, hospitais e etc. No entanto, o projeto foi abandonado quando o mandato de Hermes acabou, em 1914, e apenas 165 imóveis foram construídos de fato. O projeto retornou em 1930 com Vargas, mas com alterações, as casas passaram a ser destinadas a militares e funcionários públicos quando deveriam ser os desabrigados das reformas urbanas da área central que aconteciam na época.

@viagensafro

Bora pra mais lugares a serem visitados no #riodejaneiro ? Dessa vez no subúrbio #história #afroturismo #subúrbio #carioca #oquefazernorio @localiza021 @soumaiscarioca@guiadasurbanas @azuradoguinha

♬ som original – Viagens Afro
Assista a esse vídeo contando um pouco mais da história dos subúrbios do Rio de Janeiro

Além da famosa batata frita de Marechal que se tornou point e ficou famosa na mídia, outros pontos de interesse no bairro são: a estação de trem com arquitetura eclética que assemelha-se a estações de trem europeias; praça Montese; a Paróquia Nossa Senhora das Graças, a antiga sede do Clube Botafogo e Regatas, e o Teatro Armando Gonzaga inaugurado em 1954, com projeto arquitetônico de Affonso Eduardo Reidy e jardins de Burle Marx. Tombado como Patrimônio Cultural em 1989, o espaço foi palco de famosos humoristas, entre eles Costinha, Colé e Dercy Gonçalves.

Curtiu conhecer um pouco mais sobre esse bairro do Rio de Janeiro? Então venha fazer um tour com a Sou+Carioca! Fique atento a nossa agenda clicando aqui ou entre em contato conosco!

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.