O bairro das Laranjeiras no Rio de Janeiro
Cenário da música de Nando Reis e Cássia Eller, o bairro das Laranjeiras é tipicamente residencial, e extenso do ponto de vista geográfico. Localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro e é um dos bairros mais antigos da cidade e principal rota de ligação entre zona norte e zona sul através do túnel Santa Bárbara. Sua ocupação data do século XVII, com a construção de chácaras ao redor do rio Carioca, que desce do Alto da Boa Vista.
Há certa controvérsia acerca do nome do bairro, alguns dizem que é por causa de plantações de laranjas que existiam nas chácaras, outros dizem que o nome veio da semelhança com uma região de Lisboa, com mesmo nome.
O crescimento do bairro se acelerou após a chegada da Corte Portuguesa, com a explosão populacional que houve na cidade. Laranjeiras tornou-se um dos lugares mais procurados pelos novos habitantes, juntamente com os bairros do Catete, Flamengo e Botafogo, gerando um fracionamento das terras. A presença da Princesa Isabel que morou no palacete da atual Rua Pinheiro Machado – Palácio Guanabara – contribuiu ainda mais para o crescimento, e embelezamento do bairro, que foi ornamentado pela princesa com palmeiras-imperiais existentes até os dias de hoje.
Em 1880, o bairro começa a receber os primeiros comerciantes e vilas operárias, essas mudanças vieram como resultado da implantação da Companhia de Fiações e Tecidos Aliança, uma das maiores do Brasil, na Rua General Glicério, que funcionou até 1938.
Ainda hoje o bairro guarda o charme dos bairros marcados pelo passado, tendo sido casa de nobres, escritores, compositores e pessoas ilustres, como Villa-Lobos, Cecília Meirelles, Portinari, Oscar Niemeyer e Roberto Marinho.
Pontos interessantes para você conhecer no bairro: o Palácio Guanabara e o Palácio Laranjeiras, sede do governo e a residência oficial do governador do Estado do Rio de Janeiro respectivamente, o Parque Guinle, a Praça Del Prete, a Praça São Salvador, o Grafite Cássia Eller, e o Fluminense Football Club.
Parque Guinle
Curtiu saber mais sobre o bairro das Laranjeiras? Que tal fazer um tour com a Sou Mais Carioca?! Fique atento a nossa agenda ou entre em contato conosco!
Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.