Celebre o mês da Consciência Negra com passeios afro centrados no Rio de Janeiro

Chegou o mês de Novembro e junto com ele queremos trazer pra você várias opções de passeios pautados na História de pessoas pretas e territórios que foram importantes para a comunidade preta no Rio de Janeiro.

Se eu fosse você não ficava de fora e já se programava porque aqui na Sou + Carioca não celebramos apenas no dia 20 de Novembro, celebramos o mês inteiro.

Para saber mais sobre o trabalho da Sou + Carioca com o Afro Turismo, clique aqui.

05 de Novembro (Sábado) | Trilha na Favela da Babilônia

Uma trilha de nível leve superior que começa dentro da Favela da Babilônia no bairro do Leme, que te conecta com a natureza e ainda quebra preconceitos e paradigmas criados por uma sociedade racista sobre o modo de vida e a população que mora nas favelas. Nesse passeio você não vai ter apenas fotos com paisagens bonitas, você vai aprender sobre a formação das favelas no Rio de Janeiro e aprender um pouco mais sobre essa parte da hist´ória.

Quem te guia nesse passeio: Guia Eddie Vander.

Clique aqui para ter mais informações e reservar a sua vaga.

15 de Novembro (Feriado) |Caminhos de João Cândido e revolta da chibata

Você sabe quem foi João Cândido e sua importância na História do Brasil? E a Revolta da Chibata? Já ouviu falar? Talvez de uma forma muito rápida na escola, não é mesmo?

Pois nesse passeio você vai aprender um pouco mais sobre a vida de João Cândido e a sua relação com a Revolta da Chibata atrav´´´és de uma caminhada guiada pelo centro do Rio de Janeiro.

Quem te guia nesse passeio: Guia Raquel Oliveira

Clique aqui para ter mais informações e reservar a sua vaga.

19 de Novembro (Sábado) |Herança Africana em Madureira

Em uma parceria com o @guianegro, que realiza a Caminhada São Paulo Negra, a Sou+Carioca te convida a fazer o Tour da Herança Africana em Madureira aqui no Rio de Janeiro.

Madureira é um bairro que transborda história, cultura e manifestações artísticas. Considerado por muitos como o coração do subúrbio carioca, o bairro é um reduto de bambas. Ali o samba pulsa, o jongo resiste, o charme encanta, e pelos corredores do Mercadão encontramos de tudo um pouco, inclusive saberes ancestrais.

Vem conhecer esta história de resistência, criatividade, ancestralidade e transformação com a gente!

Quem te guia nesse passeio: Guia Raquel Oliveira

Clique aqui para ter mais informações e reservar a sua vaga.

G.R.E.S Portela – Uma das paradas do passeio

20 de Novembro (Domingo) |Pequena África

Há um provérbio africano que diz: “até que os leões contem as suas próprias histórias, os caçadores serão sempre os heróis das narrativas de caça.”

É com esta frase que convidamos a participar deste tour que vai te fazer pensar e desconstruir alguns pensamentos relacionados a nossa história.

Neste tour iremos conhecer alguns dos locais de uma parte da cidade do Rio de Janeiro denominada de Pequena África pelo artista e sambista Heitor dos Prazeres no inicio do século XX. Vale lembrar que estes locais fazem parte do Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana. Divulgada em livros, letras de música e enredos de escolas de samba, a expressão “Pequena África” passou a identificar parte significativa da zona portuária da cidade, onde a presença africana e o patrimônio cultural negro marcaram para sempre a história não apenas do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil.

Quem te guia nesse passeio: Guia Luana Ferreira

Pequena África_Largo da Prainha
Estátua Mercedes Baptista no Largo de São Francisco da Prainha

Clique aqui para ter mais informações e reservar a sua vaga.

26 de Novembro (Sábado) |O plano da abolição

Este passeio é uma parceria entre a Brafrika Viagens e o Podcast História Preta.

“Teoria do Caos”Atitudes aparentemente insignificantes, podem gerar consequências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

É com essa teoria que queremos convidar vocês a participar do Tour Caminhos da Liberdade – Um tour sobre o processo de abolição da escravidão no Brasil.

Nesse passeio falaremos de pessoas que fizeram toda a diferença para que a abolição saísse de fato do papel. Apesar de toda a pressão externa da Inglaterra que o Brasil estava vivendo para acabar de vez com a escravidão, foi muito antes da assinatura da Lei Áurea em 13 de Maio de 1888 que esse plano já estava sendo colocado em prática por outras pessoas.

Nesse tour queremos te contar a história dessas pessoas. Histórias talvez que você até tenha ouvido falar por conta de nomes de rua, praças ou nomes de túneis. Mas quem foram essas pessoas, e como contribuíram para que esse plano desse certo?

Quem te guia nesse passeio: Guia Raquel Oliveira

Clique aqui para ter mais informações e reservar a sua vaga.

Praça-XV
Paço Imperial, o local onde foi assinada a lei áurea.

E aí? Ficou animado com todos os passeios, então corre pra reservar a sua vaga aqui no nosso site ou diretamente conosco pelo whats app no número (21) 99409-7054.

Vem celebrar o mês da consciência negra com a gente.