A Quinta da Boa Vista está de cara nova.

Passeio no bairro de São Cristóvão
Quinta da Boa Vista

Um dos parques mais queridinhos da cidade está de cara nova! A Quinta da Boa Vista passou por uma revitalização e já podemos ver de perto as primeiras modificações. 

O Parque da Quinta da Boa Vista, localizado no bairro de São Cristóvão, além de ser um ótimo ambiente para encontros entre amigos e família, traz também a história do nosso país. Lá viveu a família Real (e posteriormente Imperial). 

O jardim foi construído em 1869 pelo paisagista Auguste Glaziou, e a partir desta obra o local passou a ser de livre acesso ao público para passeio, mesmo com o Imperador morando no mesmo terreno. 

Após o fim do Império, o antigo palácio tornou-se o Museu Nacional onde abrigava um riquíssimo acervo de ciências naturais e antropológicas. Infelizmente após o incêndio que ocorreu em 02/09/2018 a maior parte destes itens se perderam. 

As obras de reconstrução do museu recomeçaram 1 ano depois, foram interrompidas durante a pandemia e retomadas em 2022. 

Para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura do Rio de Janeiro desde maio de 2022 iniciou um enorme projeto de revitalização do parque, que inclui os monumentos, jardins, portões, área de esportes e banheiros. 

Para coincidir com o bicentenário, a fachada do Museu foi reinaugurada no dia 02/09/2022, exatos 4 anos após o incêndio. No mesmo dia os monumentos Pagode Chinês e Templo de Apolo também voltaram a ser liberados para o público. 

Assista ao nosso tour virtual que fizemos no Museu Nacional durante a pandemia

As obras ainda não foram finalizadas, tanto do parque quanto do museu, mas já podemos passear e aproveitar.

Agora que você já sabe que tá tudo lindo com cheirinho de coisa nova, que tal participar do walking tour no bairro imperial? Clique aqui e fique ligado na nossa agenda!