5 Praias imperdíveis da Zona Oeste.

As temperaturas no Rio de Janeiro estão beirando os 40ºC, e quando isso acontece, o que o carioca mais gosta de fazer? Correr para pegar uma praia, jogar um futevôlei na areia, ver o pôr do sol tomando um matte com limão e comer um biscoito Globo enquanto se bronzeia. 

É por isso, que resolvemos separar algumas praias fora do eixo Copacabana-Ipanema, que todos já conhecem suas belezas e particularidades, e listamos para vocês 5 praias imperdíveis da Zona Oeste.

PRAIA DA JOATINGA 

Essa praia é um pequeno paraíso escondido dentro da cidade. A praia tem cerca de 200 metros de extensão e uma curta faixa de areia que quase some quando a maré sobe.

Procurada pelos que buscam um pouco mais de privacidade, como as celebridades, o acesso é feito exclusivamente por dentro de um condomínio residencial, o que torna tudo difícil e muito controlado, mas não menos belo.

PRAIA DA RESERVA

Com cerca de 8 quilômetros de extensão, a praia da Reserva tem como característica as águas clarinhas e a areia fofa. Sua orla é composta por diversos quiosques separados por cada Ilha, que é semelhante aos “postos” de uma praia comum.

Pelo seu difícil acesso ao local, já que transporte público, neste trecho, é inexistente, a praia da Reserva é pouco frequentada. Devido à ausência de núcleos habitacionais pela sua extensão, o acesso é feito somente por veículos particulares, bicicletas, táxis e carros de aplicativo. Os mais corajosos enfrentam a caminhada a pé, mas no verão essa travessia fica um pouco mais cansativa que o normal.

Então, aos que buscam sossego e calmaria para curtir o dia de praia, essa é uma excelente praia para se visitar.

PRAINHA

Bastante procurada pelos surfistas, a Prainha chama a atenção pelas boas ondas e a beleza incontestável. São apenas 700 metros de praia, e com um estreito trecho de faixa areia, um espaço na bela praia e algo bastante disputado. É bom chegar cedo para aproveitar cada raio de sol que puder, pois ao meio da tarde, ele se esconde atrás das montanhas.

As ondas nessa praia chegam a cerca de 3 metros em dias especiais, rendendo bons mergulhos em todas as épocas do ano.

Prainha

PRAIA DE ABRICÓ

Sendo dividida em duas, a praia de Abricó é a única praia do Rio de Janeiro onde é permitida a prática de naturismo, que fica ao lado esquerdo das pedras. Somente nesse ponto, os banhistas podem ficar nus, em contato com a natureza, sem que haja nenhum incomodo ou importunação. 

Ela fica localizada dentro de uma área de proteção ambiental, o Parque Municipal Natural de Grumari, e possui cerca de 800 metros de extensão, onde somente 250 metros é destinada a prática de nudismo, que é controlada pela Associação Naturista da Praia do Abricó (ANABRICO), que é responsável por garantir a paz e os direitos dos banhistas, e que garante que a praia seja visitada somente por nudistas aos fins de semana e feriados. Para os que têm curiosidade, mas ainda se sentem tímidos de retirar suas roupas, de segunda a sexta, a praia é livre para que todos conheçam sem que precisem se despir

Os outros 550 metros, separados apenas por grandes rochas, fica ao lado direito, e nele é possível o acesso com roupas de banho.

A praia só conta com um quiosque para lanches e refeições, já que a localização não permite a construção de novos pontos.

A região não conta com transporte público, fazendo com que ela seja visitada somente por veículos particulares, carros de aplicativo, táxis, bicicletas e a pé. Mas vale lembrar, que a estrada tem cerca de 3,2km de subidas e descidas. Para quem curte uma caminhada é de boa.

PRAIA DE GRUMARI

Extensa e com muitas ondas fortes, a praia de Grumari fica ao lado da praia de Abricó, e quem domina dentro do mar são os surfistas. Com 2,5 quilômetros de extensão em uma região de floresta, essa praia fica dentro do Parque Municipal Natural de Grumari, assim como Prainha e Abricó. Ela é a terceira e última dessa lista, ficando bem longe do caos.

Apesar de boa para surfar, a natureza preservada no seu em torno faz com que o espaço seja bonito, e já vale por todo o passeio. 

Nossa, depois dessas dicas a gente aqui da Sou+Carioca já quere tirar uma folga, e partir para a praia nos refrescar nas águas.

Mas enquanto não vamos a praia, que tal se refrescar de outra forma? Já pensaram em um passeio por uma cachoeira? Não? Então separa seu protetor, sua roupa de banho, e vem com a gente conhecer o Circuito das Águas em Vargem Grande.

Este texto foi escrito pelo nosso estagiário Lucas Souza.