9 trilhas pra você conhecer no Rio de Janeiro com a Sou + Carioca.

Que o Rio de Janeiro é lindo a gente já sabe, mas ver o Rio de Janeiro do alto fica muito melhor. A paisagem é de tirar o fôlego e não importa se você está na Zona Sul ou na Baixada Fluminense.

Conheça abaixo 9 trilhas que você pode conhecer no Rio de Janeiro e que vão te surpreender:

Todos os nossos passeios são conduzidos por guias de turismo credenciados que são treinados para oferecer a melhor experiência pra você.

Clique aqui pra conhecer melhor a nossa equipe

1. Trilha para Cachoeira do Horto

A Cachoeira do Horto está localizada no setor B da Floresta da Tijuca, uma das suas entradas é pelo bairro do Jardim Botânico.

Nesse passeio você pode conhecer um pouco mais dessa parte da Floresta que ainda é pouco conhecida pelos turistas e moradores.

Durante a caminhada existe um trecho onde requer um pouco mais de mobilidade e equilíbrio. Não é nada complicado mas não recomendamos para pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física pois podem sentir uma certa dificuldade.

Nível: Intermediário

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

Trecho que requer um pouco mais de habilidade

2. Trilha Janela do Céu em Nova Iguaçu

Quem disse que só tem Janela do Céu em Ibitipoca-MG?

A Baixada Fluminense no Rio de Janeiro também tem sua própria Janela do Céu e podemos provar.

A trilha fica dentro do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu.

“O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, conhecido como Parque do Vulcão, foi criado em 1998 e está localizado no conjunto orográfico do Maciço do Mendanha formado pelas serras do Mendanha, Gericinó e Madureira. Ele é composto por 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços. A unidade também guarda flora e fauna da região, bem como, um patrimônio científico que expõe as estruturas subterrâneas abaixo de vulcão tal como condutos subvulcânicos.”

Nível: Iniciante

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

3. Cachoeira das Almas – Floresta da Tijuca (Setor A)

Se você sente falta de se refrescar depois de uma boa caminhada, a trilha para a Cachoeira das Almas é com certeza o destino ideal. Com pouquíssimas subidas íngremes e a maior parte do percurso plana, a Cachoeira das Almas é cercada pelo puro verde da Mata Atlântica, rodeada por plantas e árvores nativas como a palmeira de palmito Jussara.

A caminhada é bem tranquila e durante o percurso você ainda conhece a Capela Mayrink, a Cascatinha Taunay e o Centro de Visitantes.

Nível: Iniciante

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

4. Trilha da Babilônia

Localizada no Morro da Babilônia essa trilha vai te mostrar pontos de vistas nunca antes imaginados por você. Na mesma trilha você vai conseguir ver a Praia de Copacabana, a Enseada de Botafogo e também a Praia Vermelha com um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro enfeitando a paisagem: O Pão de Açúcar.

A trilha possui alguns trechos de escadas por isso não recomendamos para quem tiver problemas no joelho.

O tour é conduzido pelo guia Eddie Vander, que faz parte da nossa equipe e morador da Babilônia. Você vai se sentir seguro o tempo todo e vai aprender muita coisa também.

Nível: Intermediário

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

5. Cachoeira da Janjana em Tinguá

Bora sair um pouco da região metropolitana do Rio de Janeiro e se aventurar um pouco em outros locais?

Pra quem gosta de passeios que proporcionem contato com a natureza e banhos de cachoeira, esse passeio foi feito especialmente pra você.

A cachoeira da Janjana é considerada uma das melhores da região e queremos que você conheça também

O QUE LEVAR E O QUE VESTIR:
Não esqueça de levar seu repelente.
Como enfrentaremos um pouco de sol, leve seu protetor solar, muita água, isotônico, barra de cereal, frutas, sacos de lixo para acondicionar os resíduos produzidos durante o percurso.
Use roupas e sapatos confortáveis que facilitem a mobilidade e transpiração.
Bonés, chapéus ou sombreros
Vá de roupa de banho por baixo caso queira desfrutar de um delicioso banho de cachoeira

Nível: Iniciante

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

  • Cachoeira da Janjana Sou Mais Carioca
  • Cachoeira da Janjana Sou Mais Carioca
  • Cachoeira da Janjana Sou Mais Carioca
  • Cachoeira da Janjana Sou Mais Carioca
  • Cachoeira da Janjana Sou Mais Carioca
  • Cachoeira Janjana

6. Trilha da Pedra Bonita

Com certeza a Trilha da Pedra Bonita é uma das mais famosas do Rio de Janeiro mas ainda sim muitas pessoas não sabem exatamente onde fica a entrada e não ideia de como é a trilha

A Pedra Bonita, localizada no Parque Nacional da Tijuca, tem uma das rampas de Vôo Livre mais famosas e movimentadas do mundo (que vamos conhecer antes de iniciar a trilha) e fica em um lugar rodeado de mistérios, pois está em frente à famosa Cabeça do Imperador, uma formação rochosa na Pedra da Gávea, onde foi gravada no granito uma esfinge pelos fenícios e também construída a tumba do Rei Fenício Badezir, de 850 a.c.

A TRILHA
A trilha é moderada, uma caminhada muito agradável por áreas de reflorestamento, só é um pouco íngreme mas pode ser feita por iniciantes.
No início da trilha, a Mata Atlântica mostra sua vegetação mais densa, nos proporcionando uma temperatura mais amena, e depois passando por alguns trechos abertos que descortinam belas vistas das montanhas do Parque Nacional da Tijuca. Do topo da pedra, atingida após uma caminhada de cerca de 01 hora, se tem uma espetacular vista de São Conrado e partes da Zona Sul, assim como da Barra da Tijuca.

Nível: Iniciante

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

Trilha Pedra Bonita
Trilha Pedra Bonita

7. Trilha Morro 2 Irmãos (Vidigal)

Do topo dos 533 metros do Pico Dois Irmãos, é possível avistar a Zona Sul da cidade (Leblon, Ipanema, Lagoa, Cristo), a Floresta da Tijuca, a Rocinha, o Vidigal, as Ilhas Cagarras, Niterói e a imensidão do Oceano Atlântico. Tudo isso em um panorama fabuloso de 360 graus.

Essa trilha é considerada moderada e ideal pra você que já pratica alguma atividade física como caminhadas, por exemplo.

Talvez você se pergunte: “Por quê eu deveria fazer uma trilha em grupo se eu posso ir sozinha(o)?”
A resposta é: Você terá a segurança de ter um profissional de turismo junto com você e ainda vai poder ser conectar com outras pessoas e fazer novas amizades, legal né?

* A trilha tem início no Vidigal e para chegar ao início da trilha precisa pegar uma Kombi ou Van no valor de R$5 por pessoa. A ser pago diretamente ao motorista em dinheiro.

** A entrada na trilha também às vezes é cobrada no valor de R$5. Esse valor é pago diretamente para a pessoa que fica na entrada da trilha. O valor pago apoia a comunidade. O valor deve ser pago em dinheiro.

Nível: Intermediário

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

8. Trilha Cachoeira Véu da Noiva (Muriqui)

Você já ouviu falar do Parque Estadual do Cunhambebe? Pois dentro desse parque está localizada a Cachoeira Véu da Noiva.

Muito popular entre os moradores do entorno do parque, é bastante conhecida em função do seu fácil acesso e sua extensa queda-d’água. Na parte inicial existem poços para banho, mas a Véu da Noiva é que se destaca.

Durante a trilha nosso guia de turismo credenciado te conta as histórias por trás do parque, da origem do nome e tantas outras curiosidades do entorno.

É sempre importante realizar trilhas acompanhado de outras pessoas, principalmente com um profissional capacitado.

O ponto de encontro para irmos para a Trilha é na estação de metrô de Coelho Neto e de lá iremos pegar um ônibus pra Itaguaí. De Itaguaí pegaremos mais um ônibus pra Mangaratiba. Será uma aventura mas com muita informação e diversão. Pegue seu bilhete único e seja feliz.

Nível: Iniciante

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

  • Cachoeira Veu da Noiva Muriqui Sou Mais Carioca

9. Trilha Mirante do Sacopã (Lagoa)

Você sabia que em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas existe uma trilha onde você tem uma visão de toda a Lagoa e seu entorno?
A paisagem é lindíssima e vale muito a visita.

A Trilha do Mirante do Sacopã fica dentro do Parque Natural Municipal da Catacumba e só o parque em si já vale a visita.

Lembre-se, você vai percorrer uma trilha e deve estar preparado: Use roupas leves (no verão), um bom tênis de caminhada, boné, um lanche reforçado com sanduíches e biscoitos, algumas frutas, barrinha de cereal, protetor solar e muita água (pelo menos uma garrafa de 1 litro e meio) por pessoa.

Nível: Iniciante

Clique aqui e saiba quando iremos realizar o passeio

Se curtiu algum ou todos os nossos passeios, acesse nosso calendário de passeios e veja quando realizaremos o próximo. Se quiser também pode também realizar as trilhas de forma privativa com sua família ou grupo de amigos no dia que for melhor pra você.

Manda um whats app pra gente e vamos conversar (21) 99409-7054