5 Lugares para Conhecer em Santa Teresa.

Colada no Centro, Lapa e na Glória, Santa Teresa fica no alto de uma serra, e com isso presenteia tanto os moradores, como visitantes, com vistas fascinantes do nosso Rio. A sua qualidade de vida é maravilhosa para ambos, e é um dos bairros queridinhos da cidade por ser super alternativo e diferente. Repleto de características históricas e culturais únicas, esse lugar é um dos programas turísticos mais procurados no Rio de Janeiro.

Todos os meses a Sou+Carioca faz um tour guiado pelo bairro de Santa Teresa. Para saber a próxima data e as informações completas, clique aqui.

O bairro é também conhecido pelo famoso Bondinho de Santa Teresa. Ele é um dos principais motivos para muita gente querer conhecer o local. Mas calma que tem muito mais coisas para ser vista, e trouxemos aqui para vocês 5 lugares para conhecer em Santa Teresa. Pegue sua caneta, o bloco de nota, prepara sua roupa confortável, e vem ficar de olho nessas dicas.

Clique aqui para ver os horários e valores do funcionamento do bondinho!

  1. ESCADARIA SELARÓN

Uma das formas de começar seu passeio, é pela famosa escadaria Selarón. Ela é uma obra do artista chileno Jorge Selarón. Composta por 215 degraus, a subida vale a pena para quem aprecia registrar os momentos em fotos e para observar e ler os azulejos que compõem o visual da obra.

Escadaria Selaron)
Escadaria Selaron
  • PARQUE DAS RUÍNAS

Dando continuidade ao passeio, o Parque das Ruínas é o nosso segundo ponto de parada imperdível da lista. Ainda no século XIX, o local recebia artistas como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. Sendo uma boa pedida para os amantes de fotografias, o prédio principal por si só já é obra de arte.

O passeio pelo parque é ótimo para quem aprecia atrações culturais, pois oferece programação gratuita de exposições, apresentações de música e até teatro infantil. Além é claro, da paisagem incrível, com vista para a Baía de Guanabara.

Outra dica, é fazer uma pausa para um café no local. Super aconchegante e um ótimo lugar para relaxar e apreciar a vista.

  • LARGO DO CURVELO

Esse é mais um dos cantinhos legais da região de Santa Teresa. Aos fins de semana, no final da tarde, o largo tem bastante movimento. Eventualmente acontecem apresentações musicais e umas feirinhas de artesanato. Tudo isso bem informal. O legal é caminhar por lá, e se deixar ser surpreendido pelo que estiver rolando no dia.

  • MUSEU CHÁCARA DO CÉU

Super perto do Parque das Ruínas, o museu é um casarão que foi a antiga residência de Castro Maya (empresário), e deixada por ele mesmo para usufruto da população através da Fundação Castro Maya. Com uma vista privilegiada para o centro do Rio, que possui uma arquitetura singular e um acervo de livros raros e pinturas, distribuídas pelos três pavimentos da casa.

Para dar um gosto do que tem por lá, alguns dos principais nomes que estão expostos e que você encontrará visitando o local são: Portinari, Debret e Di Cavalcanti.

Você também encontra um andar dedicado à arte oriental e arte europeia.

  • BAR DO MINEIRO E O SIMPLESMENTE

Fazer uma lista e não mencionar os dois xodós do bairro, seria algo impossível.

Com uma feijoada como carro chefe do cardápio, o Bar do Mineiro é o mais tradicional da região. Logo ao lado fica o Simplesmente, outra opção imperdível. Ele tem preços mais convidativos e costuma ser mais vazio.

Se puder, peça algo para petiscar ou almoce em um deles. Não irá se arrepender da experiência. Se não, aquela cervejinha pelo menos, você não pode deixar passar!

E aí, o que você achou de Santa Teresa? Concorda também que ele é um dos bairros mais charmosos do Rio? Depois dessas dicas, esperamos que você também tenha se apaixonado pelo bairro do bondinho amarelo. Agora é só se organizar, e vir com a gente conhecer de perto essas e outras atrações que o bairro reserva para você.

Clique aqui para ver todos os nossos passeios do mês.

Este texto foi escrito pelo nosso estagiário Lucas Souza.