5 coisas para fazer no bairro do Catete

O bairro do Catete, localizado na Zona Sul da cidade, foi povoado a partir do século XVI quando os ricos passaram a estabelecer suas chácaras, perto suficiente do Centro onde havia todo o burburinho.  A Rua do Catete que antes era chamada de Caminho do Catete ia de encontro a um braço do Rio Carioca. Passado e presente caminham lado a lado no bairro do Catete, casarios antigos dividem o espaço com construções modernas.

  1. The Maze

Localizado na Comunidade Tavares Bastos. O mirante que não é só um mirante, é uma galeria de artes, e por anos foi referência em shows de jazz. Atualmente o bar encontra-se fechado. A visitação ao mirante de mosaico funciona de quarta a domingo (incluindo feriados) de 13 às 17 horas. Ingresso R$10,00 – Fique atento! Confira as informações no Instagram @themaze_rio que é atualizado sempre quando o local fica fechado ou com horário especial. 

  1. Oi Futuro 

Este Centro Cultural futurista funciona onde antes era o chamado Museu do Telefone. Para nossa alegria, ainda é possível visitar o acervo disponível no sexto andar do prédio, atualmente chamado de Musehum. No Oi Futuro tem ainda outras formas de expressão artística como teatro e festivais de música. Localizado na Rua 2 de Dezembro 63, funciona de quarta a domingo de 11 às 20 horas. Gratuito. Acompanhe a programação através do Instagram @oi_futuro ou no site https://oifuturo.org.br/ 

  1. Galeria Condor 

Se você nunca comeu a “esfiha do Largo do Machado”, não aproveitou de verdade seu passeio ao Catete! Com uma massa deliciosa e recheio generoso, agradando fregueses à 50 anos. Se você tiver sorte de conseguir uma vaga nas mesas pode experimentar também pratos árabes. Localizado no Largo do Machado, 29 – lojas 16 a 19, 32 e 33 (Galeria Condor)  

  1. Bares e Restaurantes 

Não faltam opções de bares, restaurantes e bistrôs no bairro do Catete. Para todos os bolsos e gostos.

  1. Museu da República

O Palacete, que se tornou sede da Presidência no período de 1897 a 1960, guarda importantes marcos do início da república no Brasil até a transferência da capital para Brasília. O Museu regularmente faz alterações no acervo de exposição permanente para que tenhamos sempre a sensação de algo novo, além de salas com exposição temporária. A entrada é gratuita e funciona de terça a domingo de 10 às 17 horas. Acompanhe nossa agenda pois agora a Sou + Carioca leva você em um tour guiado. 

Dica extra! Nos jardins do Palácio do Catete regularmente acontecem eventos com feira de artesanato, barraquinhas com as mais variadas guloseimas e música ao vivo. Fique de olho através do Instagram @museudarepublica