5 coisas para fazer em Copacabana e no Leme

Além da praia e do calçadão conhecido mundialmente, essa área da cidade que engloba o Leme e Copacabana tem muito mais a oferecer a seus moradores e visitantes, tanto de dia quanto à noite. Dentre os programas, estão ótimos bares e restaurantes, passeios culturais, trilhas em meio a natureza, além de uma imersão na cultura do estilo de vida carioca.

Separei aqui 5 programas para fazer em Copacabana e no Leme:

1 – Subir até o Forte do Leme

Forte do Leme Sou+Carioca
Praia do Leme

A subida ao Forte é feita através de uma estrada de 800 metros pavimentada com paralelepípedos, é um pouco íngreme porém com sombra por todo o percurso, em meio a fauna e flora típica de mata atlântica. Já lá em cima nos deparamos com uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara e para a praia de Copacabana do outro lado.

Além de ser um mirante, o forte também abriga um sítio histórico com peças originais; exposições sobre a história do local e do meio ambiente no qual está inserido.

Lembrando que lá não tem nada sendo comercializado então leve sua garrafinha de água.

Informações:
Endereço: Praça Alm. Júlio de Noronha, s/n – Leme, Rio de Janeiro – RJ
Horário de funcionamento: De Terça a Domingo de 09:30 às 16h
Importante: Leve seu cartão de vacinação pois pode ser solicitado na entrada

2 – Fazer a Trilha do Morro da Babilônia – Leme

Trilha leve, de 40 minutos aproximadamente (dependendo do seu ritmo), o acesso é pela Rua Gustavo Sampaio.

A vista que temos no topo é da Praia Vermelha, Pão de Açúcar, Botafogo,  Baía de Guanabara e Copacabana. O Morro da  Babilônia  teve papel importante na vigilância da Baía de Guanabara, possuindo uma base militar mesmo não tendo uma fortificação, ainda é possível ver resquícios dessa base durante a trilha.

Você sabia que a Sou+Carioca tem passeios para o Forte do Leme e para a Trilha da Babilônia? Clique aqui para saber a próxima data que esses passeios irão acontecer.

3 – Fazer um lanche ou uma refeição no Parada de Copa

Restaurante muito conhecido localizado na Rua Barata Ribeiro nº 450, que possui os melhores sanduíches no pão de leite com uma quantidade absurda de recheio, além de cardápio PF, chopp e  feijoada.

Funciona domingo a quinta: 12h as 03h da manhã e sexta e sábado 12h às 4h da manhã

4 – Comer uma famosa patanisca e tomar uma cerveja no Pavão Azul

Tradicional bar de Copacabana, localizado na esquina da Rua Barata Ribeiro com a Rua Hilário de Gouvêia. O bar oferece pratos excelentes e típicos da gastronomia luso-brasileira. Um dos mais famosos são as pataniscas que é uma espécie de bolinho de bacalhau. O bar representa bem a alma do carioca que encontra os amigos come um petisco e toma uma cerveja.

5 – Conhecer o Forte de Copacabana e tomar um café

Localizado na Praça Cel. Eugênio Franco, em  Copacabana, o forte foi construído em 1914, após 6 anos de construção, na elevação da antiga Igrejinha de Nossa Senhora de Copacabana com o propósito de reforçar a defesa da Baía de Guanabara. 

Além da bela vista para o mar, o forte conta com duas exposições de longa duração: “Salão Colônia – Império” e “Salão República”; e com dois restaurantes: o Café do Forte e a Confeitaria Colombo, onde você pode se sentar tomar um café ou fazer uma refeição e apreciar a vista!

Dica Sou+Carioca: Caso queira tomar um café da manhã, chegue cedo (antes do horário de abertura) para conseguir sentar nas mesinhas do lado de fora 😉

Importante: Leve seu cartão de vacinação pois pode ser solicitado na entrada

Informações:
Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22070-020, Brasil
Horário de funcionamento: 10:00 às 19h
Ingressos:
Inteira: R$ 6,00
Meia-entrada (mediante comprovação): R$ 3,00

  • Forma de pagamento: em dinheiro.
  • Entrada gratuita às terças-feiras.

Curtiu essas dicas? Que tal conhecer algum desses lugares com a gente? Fique atento a nossa programação ou entre em contato.

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.