3 mirantes para ver a cidade do Rio de Janeiro do alto.

Um dos programas mais legais para se fazer na cidade é vê-la do alto. Podendo assim apreciar o relevo, as praias, monumentos além do nascer ou do pôr do sol.

É possível fazer isso através de trilhas, mas se você não curte a prática, existem outras opções que podem ser acessadas de carro ou transporte público. Entre eles estão:

Mirante Dona Marta

Uma das vistas mais bonitas e mais famosas da cidade é a do Mirante Dona Marta. Lá do alto dos seus 360 metros de altitude é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor que fica próximo ao mirante; o Maracanã; a Lagoa Rodrigo de Freitas; a Baía de Guanabara e muito mais.

A construção do Mirante começou na década de 1950, com a abertura da Estrada das Paineiras, que leva até o Corcovado.
De carro o acesso é feito pelo Cosme Velho, subindo a Ladeira dos Guararapes, na direção do Corcovado, até avistar a sinalização do Mirante.

O local possui estacionamento. De ônibus você consegue ir até uma parte da estrada e continuar o resto a pé. As linhas que passam perto do acesso ao mirante são 006 (Santa Tereza-Castelo), 007 (Silvestre-Central) e 507 (Silvestre-Largo do Machado). O acesso é gratuito e o horário é até as 17h

Se não quiser conhecer o local sozinho(a) você sempre tem a opção de dar fazer o passeio em grupo com a gente aqui na Sou+Carioca, para isso basta clicar aqui e acessar a nossa agenda de passeios.

Parque Penhasco 2 irmãos

O Parque localizado no Leblon foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39 hectares. Possui seis mirantes, e lá de cima temos uma vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, do Jardim Botânico, do Corcovado, dos bairros e das praias do Leblon e Ipanema.

O parque é ideal para programação com crianças pois possui brinquedos, quadra poliesportiva e jardins muito utilizados para piqueniques, especialmente porque não há lanchonetes. A infraestrutura é muito boa, além da sede do parque, tem banheiro, bebedouro e é acessível para cadeirantes.

De transporte público o ideal é ir de metrô, a estação mais próxima é a Antero de Quental. O acesso é pela Rua Aperana no Leblon e o funcionamento é de terça a domingo, das 6h às 17h. Entrada e estacionamento são gratuitos.

Assista ao vídeo pra saber como é o nosso passeio para o Parque Penhasco 2 Irmãos

Vista Chinesa

O mirante da Vista Chinesa, que fica a 380 metros de altitude, foi construído entre 1902 e 1906. A estrutura arquitetônica com múltiplas beiradas é chamada pagode – sim, o mesmo nome do estilo musical amado pelos cariocas hahahahha – comum em países asiáticos. Ela faz homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo do chá para o Brasil no início do século XIX.

O mirante é um importante ponto turístico da cidade. Recebe muitos turistas e moradores próximos, especialmente em dias quentes, pois fica dentro do Parque Nacional da Tijuca próximo a muitas cachoeiras que são bastante aproveitadas. A vista é deslumbrante, podendo apreciar a paisagem de toda a zona sul da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas, morros e vegetação em volta e o Cristo Redentor

O Mirante fica na Estrada Dona Castorina no Alto da Boa Vista. O acesso de carro é pela rua Pacheco Leão no bairro do Jardim Botânico, ou pelo Alto da Boa Vista. Funciona diariamente das 8h às 17h.

Curtiu as opções de passeios para ver o Rio de Janeiro do alto?

Então vem com a Sou+Carioca! Fique de olho na nossa programação ou entre em contato!

Esse texto foi escrito pela nossa estagiária Vanessa Pacheco. Saiba mais sobre a Vanessa clicando aqui.